Governo do Distrito Federal
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20/08/18 às 16h47 - Atualizado em 3/07/25 às 11h57

Ouvidoria

 

 

SERVIÇO: PARTICIPA DF – Serviços de Ouvidoria

 

RESPONSÁVEL:Controladoria-Geral do DF/Ouvidoria-Geral do DF – Seccional na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF.

 

O QUE É: A Ouvidoria é o serviço do Governo do Distrito Federal desenvolvido para atender suas demandas e melhorar os serviços públicos. Somos uma rede de mais de 130 unidades que trabalham para atender as demandas da população e, ao mesmo tempo, promover a melhoria dos serviços públicos.

 

Desta maneira, a Ouvidoria Seccional localizada na Emater-DF faz parte da referida rede.

 

Aqui recebemos solicitações, elogios, sugestões, pedidos de informação, reclamações e denúncias. Você pode tratar de qualquer assunto relacionado às ações do Governo do Distrito Federal.

 

O que não tratamos aqui na Ouvidoria: assuntos entre cidadãos (ex: briga entre vizinhos) e assuntos do Governo Federal, como, por exemplo, perícia do INSS e agendamento da Receita Federal.

 

IMPORTANTE: A Ouvidoria-Geral funciona como coordenadora de todas as Ouvidorias do GDF e também como 2ª instância das ouvidorias. Isso significa:

 

a) seus registros vão automaticamente para os órgãos responsáveis e

b) se você já fez alguns registros e quer solicitar uma revisão da resposta recebida, pode fazer um registro conosco. Para isso, basta explicar sua situação acrescentando os registros anteriores e escolher o assunto “Atendimento na rede de Ouvidorias” que ele dará entrada na Ouvidoria-Geral.

 

A IZA, nossa inteligência artificial, vai te ajudar no momento do registro te indicando o assunto da sua manifestação.

É bem importante que você leia nosso Termo de Uso (https://www.participa.df.gov.br/static/termos-de-uso) para entender como utilizamos as informações que você registra.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

 

Você entra em contato com qualquer um dos nossos Canais listados abaixo e faz o seu registro para receber um protocolo. O resto é com a gente!!!

 

1) Presencial;

 

2) Internet pelo site www.participa.df.gov.br

 

3) Telefone via Central 162 – a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 09h às 12 e das 14h às 17h – Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1.203

 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO: Atendimento preferencial para as pessoas com deficiência; gestantes; lactantes; pessoas idosas (acima de 60 anos) e obesos.

(Lei nº 10.048, de 8/11/2000, e alteração pela Lei nº 13.146 de 06/07/2015)

 

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO:

 

Presencial: O atendimento é feito por ordem de chegada e de acordo com as prioridades de atendimento.

 

Tempo médio de atendimento: 60 minutos.

 

Pela necessidade de acolhimento e sigilo, os atendimentos são individuais e o acesso à sala é feito mediante autorização.

 

Internet: o tempo de espera depende da qualidade e velocidade da conexão da sua internet. Tempo médio de atendimento: Imediato

 

Telefone via Central 162: o tempo médio de espera é de 3 minutos.

 

REQUISITOS PARA ACESSO: Para os registros de Ouvidoria, é necessário que você tenha conta ativa no Participa DF.

 

Todos os registros de ouvidoria são sigilosos e seus dados pessoais também. Não se preocupe!!

 

Você também pode registrar reclamações ou denúncias de forma anônima (sem ter uma conta vinculada ao Participa-DF), quando desejar. Contudo, para garantirmos seu anonimato, esses registros não podem ser acompanhados.

 

Seus registros devem ser bem detalhados e descritivos, para que possamos identificar o órgão ou setor responsável pelo seu atendimento. Você pode anexar documentos, imagens e vídeos no seu registro, com limite de até 25 MB.

 

Caso seja de seu interesse, você também pode complementar seu registro, mesmo que ele já esteja em algum outro setor – até o recebimento da resposta definitiva.

 

Caso seja necessária alguma informação complementar, nossa equipe de ouvidores pode entrar em contato com você – por email e via sistema. Toda vez que isso acontecer, você receberá um e-mail informando. Essa complementação deve ser feita no mesmo registro.

 

Para o registro de denúncias alguns dados são importantes para ajudar na apuração como: Nomes das pessoas ou empresas envolvidas, Informação de quando ocorreu o fato, quem pode testemunhar e se o manifestante pode apresentar provas.

 

DOCUMENTOS PARA REGISTRO: Você poderá fazer o registro de sua demanda de forma identificada, com seus dados utilizando o seu CPF. A legislação garante o sigilo de seus dados pessoais. Existe a possibilidade de fazer um registro de forma anônima, sem autilização de nenhum documento de identificação.

 

ETAPAS:

1) Fazer o cadastro na plataforma Participa DF;

2) Realizar o login com CPF e senha;

3) Escolher o ícone “OUV DF” Ouvidoria e inciar seu relato de registro. Ao final, será gerado um número de protocolo.

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO: O prazo de resposta é de 20 dias a contar do dia de registro. As Denúncias também podem ser prorrogadas por igual período havendo justificativa.

 

ONDE ACOMPANHAR A DEMANDA: Você mesmo pode acompanhar sua manifestação através da internet no site do Participa DF, bastando acessar “Suas manifestações”, depois de fazer o login com CPF e senha. Pelo telefone você pode ligar na Central 162 ( não é tarifado ) e informar o seu protocolo gerado no registro da sua demanda.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br