Programa de Olericultura (Hortaliças) da Emater-DF
A cadeia produtiva das hortaliças já é uma das mais importantes do setor agropecuário no Distrito Federal.
Seus números conferem relevância não só nos aspectos econômicos, mas também nos sociais. Por outro lado, o potencial de crescimento da cadeia impulsionado pelo aumento da demanda por esses alimentos é significativo. Se considerarmos os dados apresentados pela FAO em 2023 de consumo per capita no Brasil de 144 gramas/pessoa/dia comparados com a recomendação de consumo diária de frutas e hortaliças pela OMS de 400 gramas/pessoa/dia dá para ver que ainda podemos crescer e inovar muito.
Toda a cadeia produtiva gera aproximadamente 30.000 empregos, sendo mais de 10.000 empregos diretos na produção primária. A atividade é exercida em aproximadamente 3.000 empreendimentos, onde quase a totalidade é de pequenos com maior frequência de agricultores que se classificam como familiares.
A atividade contribui com quase 1/3 do Valor Bruto da Produção Agropecuária do Distrito Federal. Em 2023 atingiu 1,9 bilhão de reais com a comercialização das 260.962 toneladas de hortaliças produzidas aqui.
Está muito claro que as mudanças de cenário, especificamente nos aspectos demográfico e ambiental e ainda dos hábitos de consumo da população, impactam o setor e exigem dos empreendedores esforços para que os empreendimentos se mantenham viáveis e sustentáveis.
E nesse ambiente a Emater-DF busca contribuir disponibilizando as melhores inovações tecnológicas, de processos ou de produtos, que possam promover o desenvolvimento sustentável.
Faz bem lembrar que são beneficiários do programa, os agricultores do Distrito Federal e da RIDE, seus familiares, trabalhadores rurais, empresários do setor secundário e terciário da cadeia produtiva de hortaliças e mais, todos os consumidores de hortaliças.
O programa tem como objetivos:
• Gerar, desenvolver e adaptar tecnologias para o fortalecimento da cadeia de hortaliças;
• Gerar indicadores técnicos e econômicos para a atividade no Distrito Federal;
• Levantar demandas do setor produtivo e da sociedade;
• Difundir informações e tecnologias desenvolvidas pelo Programa e pelos projetos relacionados à produção de hortaliças;
• Capacitar agricultores, trabalhadores rurais e técnicos;
• Contribuir para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva.
Mais informações e orientações:
Entre em contato com o Escritório Local da Emater-DF mais próximo da sua propriedade.
Responsável pelo Programa: Gerência de Desenvolvimento Agropecuário (GEAGR)
Contato: (61) 3311-9363
E-mail: geagr@emater.df.gov.br
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br