Emater-DF participa do evento, que reúne especialistas e instituições para discutir estratégias integradas de combate e prevenção
A abertura do 1º Seminário Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizada nesta segunda-feira (23), marcou o início de uma semana dedicada ao fortalecimento de estratégias e parcerias em defesa do Cerrado. Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o evento reúne, até a próxima quarta-feira (26), especialistas, lideranças, instituições e forças públicas que atuam diretamente na proteção ambiental do DF e do Brasil.
A Emater-DF participa do seminário por meio do programa Emater-DF no Clima, que tem atuado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros, junto as comunidades rurais, levando capacitação sobre prevenção e combate inicial aos incêndios. Desde 2016, a empresa já mobilizou produtores e lideranças do campo, oferecendo 52 treinamentos em áreas rurais, preparando produtores e moradores para reconhecer riscos e agir com segurança.
“Atuamos em mais de 70% do território do DF, que é área rural, e é justamente onde ocorrem os maiores focos de incêndio. Capacitar as comunidades para o primeiro combate é essencial”, destacou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
O objetivo é capacitar os agricultores familiares com técnicas eficazes para evitar e combater incêndios, minimizando riscos para as propriedades agrícolas e o meio ambiente. Atualmente, as aulas são elaboradas com base no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) e na Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
Durante sua fala na abertura do seminário, Duval ressaltou ainda a relevância da integração entre os órgãos. “Esse é um trabalho que precisa ser feito de forma articulada com todas as instituições. A Emater está comprometida com a continuidade dessas ações, levando mais treinamentos, mais conscientização e apoio direto ao produtor rural, nosso principal aliado na preservação”, afirmou.
O seminário é promovido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Emater-DF, Jardim Botânico de Brasília, ICMBio, Caesb e FAP-DF. As extensionistas Iclea Martins e Anne Caroline Lobo, ambas integrantes do programa Emater-DF no Clima, participam do evento.
Entre os temas abordados estão: ecologia do fogo, impactos dos incêndios à fauna, experiências internacionais de combate ao fogo, educação ambiental, uso de tecnologias e estratégias integradas de atuação.
O Subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do DF, Diogenes Alves de Quintacoronel Diógenes, reforçou que a cooperação técnica entre instituições é o que garante eficiência nas ações: “Somente em conjunto conseguimos prestar um serviço de excelência. O DF é cercado por unidades de conservação e 70% do território é rural. Precisamos proteger o nosso bioma e nossa biodiversidade com planejamento e união.”
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, também destacou a importância das ações de prevenção. “Ano passado enfrentamos uma seca histórica, mas os efeitos foram amenizados graças ao trabalho preventivo. Reduzimos em mais de 90% o desmatamento no Cerrado e ampliamos o uso de tecnologias como o SIGIA para monitoramento ambiental em tempo real.”
Capacitação rural e protagonismo comunitário
As ações de formação no campo incluem aulas teóricas e práticas sobre comportamento do fogo, técnicas de prevenção, uso de equipamentos de proteção, primeiros socorros e acionamento de equipes emergenciais. O objetivo central é gerar resultados como: comunidades treinadas atuam de forma organizada, evitando a propagação do fogo e minimizando danos ambientais e econômicos.
Além de ampliar a resposta local, a iniciativa fortalece o papel dos produtores como guardiões do território, fomentando a sustentabilidade e a segurança alimentar.
“É fundamental garantir que essas comunidades tenham suporte técnico, equipamentos e conhecimento. Estamos falando de proteção de vidas, das lavouras, da água e de toda uma cadeia que depende do equilíbrio ambiental”, concluiu Cleison Duval.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br