A piscicultura é uma das atividades econômicas mais promissoras da área rural, sendo apresentada como uma alternativa aos tradicionais sistemas de produção de proteína animal. Com tecnologias de produção e manejo é possível produzir mais e, ao mesmo tempo, fazer o uso racional da água.
De acordo com o coordenador do Programa de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, em todo o DF existem no 574 piscicultores, com uma produção de 1.800 toneladas anuais. As cidades do Entorno produzem outras 8 mil toneladas. Entretanto, 85% do que é consumido em Brasília vem de outros estados e até de outros países.
Em 2020, o Valor Bruto da Produção de peixe gerou mais de R$ 14 milhões aos produtores, o que mostra uma recuperação do setor, que foi afetada pela crise hídrica no DF.
De olho nesse mercado, a Emater-DF tem realizado ações que incentivam a criação de peixes e trabalhado para aperfeiçoar o escoamento da produção e estimular o consumo dessa proteína pelo consumidor brasiliense.
Segundo Adalmyr, “a Emater-DF atua para que a atividade seja desenvolvida com responsabilidade técnica e ambiental, considerando o potencial da região e as vocações locais”. Os produtores que desejam iniciar a atividade, ou que já criam peixes e necessitam de assistência técnica, devem procurar a unidade da Emater mais próxima de sua propriedade. Assim, será agendada uma visita técnica para avaliar as necessidades do produtor.
A empresa atua desde a elaboração do projeto de criação, orientação sobre licenciamento ambiental, outorga de água, opções de crédito rural, além de fazer o acompanhamento da produção e capacitações ao longo do ano.
Para a Semana Nacional do Pescado, a Emater-DF vai realizar no dia 14 de setembro um dia voltado a palestras técnicas sobre piscicultura na Expoabra, na Granja do Torto.
Aquamais
Dentro do Programa de Aquicultura da Emater-DF existe o projeto Aquamais e o ProAqua. O Aquamais, que tem como meta estabelecer sistemas de produção com o uso racional da água. “Não temos água em abundância no DF, portanto, temos que fazer o uso eficiente, racional, utilizando inovações tecnológicas de forma a aumentar a produtividade com menos água”, explica Adalmyr.
O projeto trabalha principalmente com boas práticas na aquicultura, com visitas técnicas individualizadas, atendimentos nos escritórios, reuniões técnicas, excursão de produtores a propriedades que servem de unidades de referência. No DF, há unidades de referência com uso de recirculação de água, na utilização de tanques de ferrocimento, na criação bifásica de tilápias, de aquaponia e de criação de camarões e tilápias em sistema de bioflocos.
ProAqua
O projeto ProAqua oferece assistência técnica gerencial continuada aos produtores, com visitas mensais. Atualmente, são 25 produtores atendidos pelo projeto que contempla boas práticas e uso de inovações na aquicultura, como o controle da qualidade da água pelo celular, sensores, aeradores e sistemas automatizados.
Veja algumas publicações gratuitas da Emater aqui.
Acesse nossos vídeos técnicos no Youtube
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br