Comitê de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos da Emater-DF em reunião virtual com representantes da Gemap e da CGDF
A Emater-DF finalizou o processo de implantação do Mapa de Gestão de Riscos de mais uma gerência, seguindo o planejamento de implantar esse processo em toda a empresa. A gerência de Material de Patrimônio (Gemap) da Emater-DF concluiu o mapeamento dos riscos em sua unidade e seus representantes participaram, no final de fevereiro, da reunião Ordinária do Comitê de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos da Emater-DF (Cicog) para tratar do assunto. A reunião aconteceu de forma virtual e contou com a presença dos consultores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), além dos membros do comitê e dos colaboradores da Gemap.
Realizado em parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o mapeamento de riscos na Gemap envolveu quatro principais processos de trabalho da gerência: almoxarifado, patrimônio, compras e pregão. O trabalho durou cerca de cinco meses. “A gente entende a importância desse trabalho que tem sido desenvolvido e sabemos o quanto é difícil colocar em uma planilha todas as rotinas que a gente faz no dia a dia”, disse a diretora-executiva e presidente do Cicog Loiselene Trindade, ao parabenizar o trabalho realizado.
Apresentação virtual do trabalho desenvolvido
Para a administradora do patrimônio Lívia Verissimo, o trabalho foi bem importante. “O mapeamento mostra os riscos que afetam mais, os que podem trazer prejuízos e os riscos que podem ficar ainda em stand by, então é importante visualizar essa matriz para ver melhor os riscos que estão ali em vermelho”, disse Lívia. Para ela, a consultoria da CGDF fez toda a diferença para o processo ser facilitado.
“Uma matriz muito extensa seria difícil de trabalhar, então buscamos fazer uma matriz que possa agregar valor na tomada de decisões e na condução da gestão interna e trazer essa percepção com mais clareza”, disse Leonardo Santos Ribeiro da CGDF. “Com isso, ficou uma matriz de riscos enxuta e bem objetiva”, afirmou Ribeiro.
Como resultado do trabalho, além da gestão dos riscos por parte de toda a gerência, será feita a atualização de normas e a implantação de novos procedimentos operacionais (POPs), para contribuir no controle dos riscos de determinados processos.
“Achei bem importante visualizar, mesmo que a gente saiba dos riscos, porque a gente lida com eles todo dia, mas ver os riscos e os controles ali escritos e a necessidade de tomar atitude rápida faz muita diferença, dá aquela vontade de resolver as coisas”, disse Lívia.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br