Com objetivo de colher informações preliminares sobre a plataforma Ater+ Digital, representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram com o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e técnicos da empresa para apresentar o projeto e discutir parceria na implantação da plataforma na rotina diária de técnicos e de produtores rurais atendidos na capital.
A plataforma vai agregar conteúdo como dados, cursos, materiais educativos, webinars, entre outros, e servirão de apoio para os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na forma presencial e remota, aumentando a capilaridade das ações de Ater.
O diretor de Projeto na Secretaria de Inovação do Mapa, Paulo Melo, explicou que o principal objetivo do encontro foi apresentar o projeto e trazer a Emater-DF para dentro da proposta, aproveitando toda a potencialidade e as características geográficas da empresa, para colaborar com o conhecimento técnico e, ao mesmo tempo, oferecer as ferramentas que a plataforma Ater+ Digital tem aos produtores rurais do DF.
Diretor de Projeto na Secretaria de Inovação do Mapa, Paulo Melo, explica objetivo do encontro
“Junto com a Emater-DF, a gente pode criar os pilotos de execução e entender, junto com extensionistas e produtores do DF, quais são os pontos fortes e os pontos fracos da plataforma, melhorar aquilo que for considerado ainda frágil e aproveitar as oportunidades que viriam então da base, dos produtores e da própria Emater como usuários do sistema. A Emater-DF é, para nós, o braço executor desse programa no DF e a forma de torná-lo realidade”, ressaltou Paulo Melo.
A plataforma será lançada oficialmente no dia 24 de abril, na ocasião do aniversário da Embrapa. “Desejamos fazer, junto com a Emater, um projeto de uso das ferramentas do programa, de forma que os resultados obtidos da Emater-DF possam ser replicados para o Brasil inteiro”, reforçou o diretor de Projetos da Secretaria de Inovações do Mapa.
“A Emater-DF já vem trabalhando em algumas frentes com Ater Digital e certamente será parceira para disseminar conhecimento por meio da plataforma. Levar conhecimento técnico e novas tecnologias para o campo está entre as nossas prioridades. Essa é uma iniciativa importante principalmente para os pequenos produtores e para a Agricultura Familiar”, destacou o presidente da Emater-DF.
“Viemos conversar sobre o estabelecimento de uma ação piloto. Ou seja, uma disponibilização prévia desse portal para os extensionistas da Emater-DF, para colhermos feedback dos extensionistas e produtores antes do lançamento. Queremos, na verdade, começar um trabalho mais próximo com a Emater-DF para conseguirmos informações mais qualificada”, disse o engenheiro-agrônomo que apoia a coordenação do projeto pelo IICA, Rodrigo Ferraz.
A plataforma foi criada no âmbito do Programa Ater Digital do Mapa e tem entre os objetivos, sistematizar e disponibilizar tecnologias e conhecimentos das cadeias de valor e outras temáticas relacionadas a técnicos de extensão e produtores, além de promover o uso de ferramentas digitais para organizar e disponibilizar conhecimentos e informações atualizadas para a agricultura familiar em diferentes áreas.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br