Com três quilômetros de extensão, o canal de irrigação do Córrego Guariroba atende a cerca de 15 usuários da comunidade do Rodeador (Brazlândia). Entretanto, por ser um canal aberto, cerca de 70% da água se perde durante o percurso, fazendo com que nem chegue para alguns agricultores.
Para reverter essa situação, a unidade da Emater-DF em Brazlândia, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Adasa estão mobilizando os produtores da comunidade do Rodeador para criação de um condomínio para uso de sistema de irrigação. A criação do condomínio é um dos requisitos para que os produtores tenham outorga prévia da Adasa para construção do canal, que contará com materiais fornecidos pela Caesb e maquinário da Seagri.
Segundo o assessor da Emater-DF, Edvan Sousa Ribeiro, com o revestimento do canal de irrigação, o produtor terá mais segurança na continuidade e oferta de água. “O canal otimiza o uso da água, evitando perdas por evaporação, infiltração, além da contaminação por agentes externos”, explica.
A reguladora de serviços públicos da Adasa, Juliana Pinheiro Gomes, diz que “com o revestimento do canal, aumentará a disponibilidade de água não só para os produtores, mas para a população também”.
A mobilização e articulação interinstitucional para recuperação de canais de irrigação são umas das principais ações realizadas pela Emater e Seagri para incentivar a produção agrícola com eficiência no uso de água.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br