Mais de 30 empreendedores e trabalhadores rurais participam, neste mês, do curso de Boas Práticas de Fabricação, promovido pela Emater-DF no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa-DF. As aulas, divididas em seis etapas, são realizadas todas as terças-feiras e se encerram no próximo dia 8 de setembro. A atividade qualifica os produtores que pretendem implantar agroindústrias e garantem que os alimentos produzidos por eles chegarão com qualidade e segurança à mesa do consumidor brasiliense.
De acordo com a coordenadora do Programa de Agroindústrias da Emater-DF, Sônia Cascelli, o curso estimula a integração entre os empreendedores, o que incentiva a organização entre eles e valoriza o trabalho na área rural. “Os produtores trocam informações sobre como organizar uma empresa, como fazer o planejamento, dentre outros aspectos importantes para a implantação de uma agroindústria”, explicou.
Nesta terça-feira (25), os participantes do curso tiveram a oportunidade de elaborar o fluxograma da produção. O grupo foi dividido em grupos e cada um apresentou todas as etapas de fabricação de diferentes tipos de alimentos — polpa para sucos, geleias e panificados, dentre outros. Nas demais aulas, os instrutores — técnicos da Emater-DF — apresentam conceitos de microbiologia, tecnologia, boas práticas, legislação e segurança alimentar. O curso inclui também visitas a agroindústrias modelo em atividade na área rural de Brasília.
Sônia Cascelli acrescenta que o CCC — inaugurado recentemente na Ceasa-DF — é um espaço mais centralizado, o que facilita o acesso de produtores das várias regiões do Distrito Federal. “Aqui dispomos de auditório, salas e equipamentos com bastante conforto”, detalhou. Além do espaço de capacitação, a área conta com um galpão onde agricultores familiares têm comercializado às quintas e sábados. A gestão do CCC é uma parceria da Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF.
A participação no curso de Boas Práticas de Fabricação é uma das exigências da lei 4096/2008, que regulamenta a implantação e o funcionamento de agroindústrias no Distrito Federal.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br