Fazer adubo, mudas e colocar a mão na terra para aprender mais sobre questões ambientais e alimentação saudável. Essa é a rotina dos alunos da Escola Classe Basevi, localizada na região administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal. A horta escolar é utilizada como metodologia pedagógica e sua produção aproveitada na merenda.
Nessa quinta-feira (14), pais dos alunos participaram de um Dia de Campo para conferir como seus filhos têm desenvolvido a atividade. De acordo com a professora e engenheira agrônoma Roberta Sara de Sousa Matos, “o objetivo é repassar conhecimento para que a comunidade seja estimulada a participar e a manter a horta”.
A atividade tem pouco mais de um ano e faz parte do projeto “Escola e Comunidade Sustentável”, que conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), que forneceu materiais para construção do viveiro de mudas e entrega composto orgânico para fabricação de adubo na escola.
Durante a visita, os pais puderam conferir todo o ciclo de produção, desde a coleta do lixo orgânico na cozinha da escola, a compostagem, o minhocário, o viveiro, a produção de hortaliças e até o plantio de flores em canteiros. Tudo explicado e demonstrado pelos alunos.
Noêmia Rodrigues Santos, mãe de uma estudante do quinto ano, diz que a filha passou a se alimentar melhor depois da horta. “Não comia cenoura nem folhas verdes e agora come muita coisa. Achei muito bonito o jeito que as crianças aprenderam a fazer a horta e como explicaram tudo direitinho pra gente”, disse orgulhosa.
Segundo o representante da Seagri-DF, o analista Athaualpa Costa, a Subsecretaria de Desenvolvimento Rural está trabalhando para criar linhas de apoio a esse tipo de atividade. “O que acontece nesta escola deve servir de modelo para outras. O resultado dessa educação ambiental será visto quando as crianças crescerem”, falou.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br