Atividade coordenada pela Emater-DF visa fortalecer a produção orgânica local
Produtores rurais de Planaltina participam do Abril Orgânico promovido pela Emater-DF. Foto: Ana Nascimento/Eamter-DF
As atividades do Abril Orgânico de Planaltina fecharam, na última quarta-feira (30), com a palestra sobre criação de aves no sistema agroecológico. Durante um mês, extensionistas da Emater-DF reuniram produtores orgânicos e aqueles que pretendem fazer cultivo orgânico para encontros semanais que abordaram o passo a passo das principais formas de certificação para agricultores orgânicos, desafios da comercialização de produtos orgânicos, redução de custos e de mão de obra com plantio direto de hortaliças e implantação de sistemas de fertirrigação, produção de bioinsumos on farm para controle de pragas e equilíbrio nutricional e microbiológico.
O extensionista Daniel Oliveira fala sobre certificação de orgânicos durante Abril Orgânico de Planaltina. Foto: arquivo
Os temas abordados durante o mês de abril foram diagnosticados durante uma pesquisa promovida pelo Escritório Local da Emater-DF em Planaltina junto aos produtores rurais da região, que aconteceu entre janeiro e fevereiro, para identificar os principais desafios e necessidades.
“O planejamento do Abril Orgânico foi motivado por termos já percebido a necessidade de aproximação com os produtores orgânicos e com aqueles que queriam trabalhar de forma mais orgânica e também para atingir algumas metas do nosso planejamento estratégico institucional. Dessa forma, fizemos um diagnóstico para mapear os pontos fracos da produção orgânica desses produtores e durante o Abril Orgânico foi uma grande oportunidade de capacitá-los naqueles temas identificados. Esse trabalho começou em abril, mas não termina em abril. Teremos diversas outras ações para fortalecer a agricultura orgânica em Planaltina”, ponderou o gerente do escritório local, Leandro Moraes de Souza.
Ainda de acordo com o gestor, estão sendo planejadas várias frentes de trabalho dentro de cada propriedade com cada produtor e com cada grupo que será formado para que se possa atacar todos os pontos fracos e o objetivo de capacitação seja atingido. Em média, cada uma das atividades do Abril Orgânico contou com a participação de cerca de 30 a 35 produtores rurais.
Criação de Aves no Sistema Agroecológico
A palestra sobre criação de aves em sistema agroecológico foi bastante concorrida, com a presença de cerca de 40 pessoas, e foi ministrada pelos extensionistas da Emater-DF Isabella Belo, Iran Dourado e Maísa Lorenzoni. O objetivo da atividade foi falar sobre possibilidades de integração das aves nos sistemas de produção orgânica.
“Nós levamos informações relacionadas ao bom manejo da criação de aves, como fazer uma criação adequada considerando a estrutura, alimentação, controle de doenças, tudo isso num ambiente integrado para que o produtor tenha uma renda diversificada”, explicou a extensionista Isabella Bello.
Aldaildes Neres de Brito (66) é produtora de orgânicos, certificada pelo Organismo de Controle Social (OCS), no Núcleo Rural Quintas do Rio Maranhão, em Planaltina, participou de todas as palestras do Abril Orgânico e avaliou todas as atividades como excelentes e um incentivo para dar continuidade à produção orgânica. A agricultura também tem uma pequena produção de galinhas e disse que depois da palestra sobre criação de aves no sistema agroecológico, ela poderá dar uma melhorada no negócio.
“Nós estamos sempre precisando de ajuda e as coisas estão sempre mudando, tanto na questão da organização, da qualidade e do preço. Então tem sido ótimo. Eu acho que todo mundo tem que participar dessas palestras, porque ajuda muito a gente. Tem muita gente que não tem uma qualidade de plantação e essa oportunidade que a Emater dá é muito grande porque uma palestra foi diferente da outra e todas maravilhosas. Eu planto orgânico e eu capinava tudo e aprendi que é melhor não capinar. Além disso, eu gostaria muito de juntar orgânico com a criação de galinha poedeira. Com os temas apresentados hoje vou poder dar uma bombada na minha criação de galinha que é pequena”, disse.
Diagnóstico
Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, os extensionistas do escritório local da Emater-DF em Planaltina realizaram diversas visitas às propriedades cadastradas visando fazer um diagnóstico para identificar os principais problemas enfrentados por eles e os pontos onde o trabalho de assistência técnica e extensão rural poderia atuar.
O extensionista Márcio Machado fala sobre plantio direto durante Abril Orgânico de Planaltina. Foto: arquivo
Com o levantamento das informações surgiu o Abril Orgânico para ser um período de capacitações e fortalecer os pontos mais frágeis vividos pelos produtores. Dentre eles, foi identificada a questão de preço e comercialização, com isso foi feito um momento voltado para a comercialização. Havia também diversas limitações na questão de adubação e controle de pragas, por isso a paletra sobre bioinsumos. Uma dificuldade unânime foi em relação à escassez de mão de obra, com isso foi feita uma visita a uma propriedade na Taquara que possui um sistema de produção de hortaliças em plantio direto; pois, esse método diminui a quantidade de trabalho, principalmente com a questão de capina, além de promover outras melhorias para o solo. Foi identificado também que alguns produtores queriam migrar para o sistema orgânico, mas tinham dúvidas sobre como poderia pode ser feita a conversão do seu sistema, com isso foi feito um encontro sobre processos de certificação orgânica.
Dentre as atividades programadas na sequência do Abril Orgânico, estão previstos um encontro para tratar da questão de irrigação e fertirrigação e uma aproximação pontual com os produtores orgânicos para serem trabalhados os fatores limitantes da atividade dentro da individualidade de cada um deles.
Segundo o gerente Leandro de Souza, para o Abril Orgânico acontecer foi necessário contar com a parceria de diversos departamentos da Emater-DF, em especial, a Gerência de Logística que forneceu transporte aos produtores, a Gerencia de Comercialização e Organização Rural, o Escritório de Agroecologia, que apoiou a iniciativa e coordenou algumas palestras, o escritório local da Taquara, a assessoria da presidência e da Assessoria de Comunicação.
“Esse é um trabalho que só é possível se for realizado em equipe, em um trabalho da Emater-DF como um todo. A gente desenvolveu esse planejamento e todo mundo comprou a ideia mesmo. Nossa equipe de Planaltina entrou de cabeça e por isso tudo deu tão certo”, finalizou o gestor.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br