Presidente da Emater-DF e técnicos da empresa prestigiaram o desenvolvimento do produtor
O produtor rural Cacildo Gonçalves Ramos começou a produção de avicultura em 1992. Na época, produzia 120 mil frangos por ano. De lá para cá o negócio cresceu e tem promovido emprego e renda no campo, alavancando o desenvolvimento rural do Distrito Federal. Hoje, com 46 aviários, ele produz uma média de 7,6 milhões de frangos por ano.
No último sábado (4), a Granja Somar, em Tabatinga, propriedade do Ramos, inaugurou mais um módulo com quatro aviários, com a mais alta tecnologia, e fez uma apresentação sobre as novas instalações. O produtor é o maior avicultor da região. A expectativa é a de que apenas nesses novos aviários ele consiga produzir mais 960 mil frangos por ano. Cada frango é abatido com uma média de 2,9kg. Por ser integrado da JBS, toda sua produção vai para a multinacional.
Produtor inaugurou no último sábado mais quatro galpões avícolas
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o gerente da empresa em Tabatinga, Lucas Pacheco, e o gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Alessandro Rangel, participaram da festividade de inauguração.
“Esse é um exemplo de sucesso que inspira. A Emater-DF trabalha para promover o desenvolvimento rural e esse produtor, hoje, é responsável pelo crescimento da avicultura na capital. Gera emprego, gera renda para o campo, para a cidade, para os trabalhadores. Estamos aqui para celebrar e apoiar”, ressaltou. Na propriedade, a Emater-DF já auxiliou o produtor com questões de regularização fundiária e também ambientais, como licenciamento ambiental e outorga da água.
Novos galpões possuem alta tecnologia
Conforme dados da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), existem 185 granjas comerciais no Distrito Federal, entre frango de corte e matrizeiros. Em dezembro de 2022 haviam aproximadamente 7,8 bilhões de aves alojadas.
“O Ramos é um empreendedor rural que viu na cadeia de aves um potencial de desenvolvimento econômico. Acreditando na atividade buscou superar os desafios que o tempo impôs. Essas conquistas são possíveis porque ele teve resiliência, além de ser um excelente gestor”, afirmou Alessandro Rangel, que foi gerente de Tabatinga por cerca de três anos.
Tecnologia
“Esses galpões que o Ramos construiu são muito novos para a produção de aves. Para se ter uma noção, um galpão comum é capaz de abrigar 28 mil aves por ciclo, geralmente são seis ciclos. Com os novos galpões do tipo Dark House serão alojadas 41 mil aves por ciclo”, explicou o gerente da Emater-DF em Tabatinga. De acordo com ele, a tecnologia empregada proporciona maior controle de temperatura, luminosidade, umidade e índices zootécnicos, como ganho de peso e conversão alimentar.
“Esse tipo de investimento é muito alto, mas proporciona um grande aumento de produtividade, aumentando a quantidade de animais por metro quadrado. Além disso, a automação das estruturas de trato [bebedouros e alimentadores]”, disse.
Presidente da Emater-DF parabenizou o produtor Ramos
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br