Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/24 às 11h29 - Atualizado em 6/09/24 às 11h29

Produção de forragens de qualidade foi tema de palestra da Emater-DF durante Expoabra 2024

COMPARTILHAR

 

A qualidade da alimentação reflete diretamente na excelência da carne e do leite produzidos na criação rural. Esse foi o tema central da palestra sobre produção de forragens, realizada pela Emater-DF na manhã desta quinta-feira (5), como parte da programação da Expoabra 2024, no Parque Granja do Torto.

 

De acordo com o zootecnista Maximiliano Cardoso, coordenador do Programa de Ruminantes da Emater-DF, o uso de forragens de alta qualidade não apenas melhora a nutrição dos animais, como também reduz os custos de produção. “Com uma alimentação adequada, os animais estão menos propensos a doenças como cólicas e úlceras, o que diminui os gastos com medicamentos e aumenta a longevidade dos rebanhos”, explicou.

 

Maximiliano destacou que o Brasil possui condições climáticas favoráveis para a produção de forragens. “Contamos com temperaturas, luminosidade e um período chuvoso propícios, permitindo que o excedente de forragem produzido no verão seja utilizado no inverno”, acrescentou o extensionista.

 

Para o produtor Mosaniel Rodrigues de Amorim Júnior, do núcleo rural Taquara, na região administrativa de Planaltina, é essencial manter-se atualizado. “Como nossa área de produção é pequena, precisamos utilizar todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para manter o negócio competitivo. A partir de agora, vamos dar mais atenção à produção de forragens”, afirmou.

 

Febre Aftosa: Novo Status para a Cadeia Produtiva de Leite

 

Na quarta-feira (4), a Secretaria de Agricultura (Seagri) promoveu o Fórum Distrital de Febre Aftosa, onde foram debatidas estratégias de combate à doença e o plano do Brasil para obter o status de país livre de febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento é feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e o Distrito Federal está entre as unidades federativas que já deixaram de imunizar o gado contra a doença.

 

Maximiliano Cardoso ressaltou que essa conquista representa um impulso para a cadeia produtiva de leite no DF, facilitando o acesso a mercados internacionais. “Nosso papel, agora, é redobrar os cuidados junto com a Seagri, reforçando para os produtores a importância de verificar a origem dos animais e manter os exames e outras vacinas em dia. Só assim poderemos garantir um nível de qualidade cada vez maior”, finalizou.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br