A Emater-DF promoveu, nesta quarta-feira (25), a visita técnica que marca a etapa presencial do curso EAD de Gestão e Qualificação para a Agroindústria. O encontro ocorreu no edifício sede da Emater-DF, na Asa Norte, e reuniu exclusivamente os participantes da formação online, que possui carga horária de 30 horas, com conteúdo distribuído em cinco módulos: legislações sanitárias, adequação ambiental para agroindústria, ferramentas de gestão, custo de produção, formação de preço e comercialização.
Voltado para produtores que já processam alimentos e desejam aperfeiçoar a gestão de seus empreendimentos, a etapa presencial de visita a uma agroindústria modelo tem o objetivo de mostrar na prática a aplicação do conhecimento apresentado ao longo dos cinco módulos do curso, além de acrescentar uma palestra sobre rotulagem, item indispensável na apresentação dos produtos a serem comercializados.
Participantes do curso percorrem todas as instalações da Cabríssima, em visita técnica
Nesta edição, a visita ocorreu na Cabríssima — agroindústria modelo de queijos de cabra, localizada no núcleo rural Lago Oeste. Durante a visitação os participantes percorreram todas as instalações da propriedade, acompanhados por extensionistas da Emater-DF, técnicos da Vigilância Sanitária e os proprietários da unidade. A atividade permitiu observar boas práticas de fabricação, fluxos de produção, exigências de higiene, rotulagem, licenciamento e gestão – temas abordados durante a formação à distância.
“Eu quis me aprimorar e a Emater-DF, com toda a sabedoria e carinho da equipe, me encaminhou para esse curso que tem me ajudado bastante. A visita à Cabríssima foi muito especial, porque vimos de perto uma agroindústria que começou bem pequenininha, e cresceu muito. Isso iluminou meus olhos como agricultora familiar e me deu ainda mais força para continuar melhorando meu produto e montar minha agroindústria”, destacou a produtora Yumi Matsumoto Neves, participante da turma.
Começo de uma nova história
Yumi produz licores artesanais há anos, mas apenas para consumo próprio. Em setembro de 2024, ao participar de um curso de bolos caseiros na Emater-DF, ela soube que existe um acompanhamento técnico para quem deseja comercializar alimentos. Animada, inscreveu-se para ser orientada pela equipe de Agroindústria e, desde então, participou de várias formações — incluindo o recém-finalizado curso EAD.
“Eu estava passando por uma fase de tristeza e vim para o curso com o olho inchado, de tanto chorar. Mas então eu vi que Deus estava direcionando o meu caminho para outra direção. Quando o presidente da Emater perguntou quem tinha um produto para empreender, eu levantei a minha mão e ali ele me apresentou o programa de acompanhamento da Emater e o programa de fomento”, conta a produtora rural.
Após se inscrever nos dois programas por meio do escritório local da Ceilândia, que acompanha a sua propriedade, Yumi foi contemplada, meses depois, pelo Programa Fomento — crédito no valor de R$ 4.600 destinado a agricultores familiares que tenham interesse em iniciar um projeto produtivo. Segundo a produtora, o valor será usado para ampliar e adequar sua cozinha, adquirir forno, garrafas e rótulos. “Foi como um milagre pra mim”, anima-se.
“Antes eu dizia: ‘faço um licorzinho’. Hoje eu aprendi com a Emater a dizer que produzo um dos melhores licores. Os cursos e o apoio da Emater-DF têm me dado segurança para começar a empreender”, afirma.
Formação continuada
A formação oferece informações fundamentais para quem já processa alimentos
O curso EAD de Gestão e Qualificação para a Agroindústria foi desenvolvido pela Gerência de Agroindústria da Emater-DF para atender à crescente demanda por capacitação em boas práticas e gestão entre pequenos produtores rurais. A formação oferece informações fundamentais para quem já processa alimentos, possui registro ou tem interesse em registrar seu estabelecimento.
Produtores interessados podem procurar o escritório local da Emater-DF mais próximo e indicar o interesse no curso para entrar na lista de espera.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br