Com uma produtividade que pode chegar a 40 toneladas por hectare — três vezes mais que a média nacional — o núcleo rural Pipiripau (região administrativa de Planaltina) se transformou numa vitrine tecnológica na produção de maracujá. Para capacitar os produtores, trabalhadores e técnicos e promover a integração da comunidade, a Emater-DF realiza, na próxima quarta-feira (24), o 7º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá.
Segundo Geraldo Magela, gerente da Emater-DF no Pipiripau, a alta produtividade da fruta na região se deve à tecnologia aplicada à lavoura. “Aqui temos sistemas especiais de irrigação, plantio adensado, polinização e cultivo de espécies híbridas, além de maracujá em estufa”, enumerou. Tudo isso, aliado à união dos produtores, assistência técnica e extensão rural de excelência, tem feito a produção bater recordes. O Pipiripau reúne aproximadamente 70 produtores de maracujá, num total de 80 hectares.
O encontro contará com palestras sobre estratégias de comercialização da espécie pérola do cerrado, viabilidade econômica do maracujá em estufa, dentre outros temas. Haverá ainda a entrega do prêmio de Boas Práticas Agropecuárias e degustação de iguarias à base da fruta — tudo produzido pelas mulheres da comunidade.
7º Encontro Regional de Produtores de Maracujá
Data: 24 de junho (quarta-feira)
Horário: 8h30
Sede do Núcleo Rural Pipiripau – Planaltina-DF
Informações: 3501-1990
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br