Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/19 às 10h51 - Atualizado em 14/08/19 às 12h50

Parceria entre Emater, Seagri e Campo visa segurança alimentar de populações vulneráveis

COMPARTILHAR

 

Reunião entre a direção da Emater, Seagri e empresa Campo, para discutir parceria técnica

 

Representantes da Emater-DF, Secretaria de Agricultura e da empresa nipo-brasileira Campo se encontraram na manhã desta terça-feira (13) e conversaram sobre as bases de um acordo de cooperação técnica entre as três entidades. O objetivo é garantir a segurança alimentar de populações mais vulneráveis em países africanos e latino-americanos.

 

O grupo, que incluía o ex-ministro e atual presidente do Conselho Consultivo da Campo, Alysson Paolinelli, foi recebido pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, em reunião da qual também participou o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende.

 

Emater-DF firma acordo de cooperação com o Zimbábue
Embaixadora de El Salvador visita Emater para conhecer tecnologias e trabalho da empresa
Na AgroBrasília, embaixadores africanos conhecem trabalhado da Emater-DF

 

Para Denise, o acordo traria benefícios a todos os envolvidos. “O Sistema Agricultura, do qual a Emater e a Seagri fazem parte, poderia compartilhar sua expertise e seu capital intelectual para o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária voltada a grupos que mais necessitam de amparo”, afirmou.

 

O secretário Dilson Resende vislumbra a possibilidade de uma grande parceria que poderá envolver todo o Sistema Público da Agricultura do Distrito Federal. “O ex-ministro Paolinelli é uma referência. É um dos pais da agricultura tropical e ajudou a trazer o desenvolvimento agrícola para o Planalto Central”, destacou, se referindo ao representante da Campo, que chefiou o Ministério da Agricultura de 1974 a 1979.

 

 

A presidente Denise Fonseca ofereceu produtos da agricultura familiar aos visitantes

 

De acordo com o assessor da direção da Emater-DF Carlos Cesar Vieira da Luz, um dos responsáveis pela articulação institucional, a ideia é aproveitar a qualificação especializada dos técnicos da Emater-DF. “Com nossa experiência, podemos exportar conhecimento e inovação”, explica.

 

Para colocar o convênio em prática, está prevista a implantação de um complexo de inovação e treinamento. “A proposta é aproveitar espaços como o da AgroBrasília, Granja do Torto, Granja do Ipê, dentre outros, para estabelecer um grande centro de inovação e qualificação”, vislumbra Luz.

 

Nas próximas semanas, a direção da Emater-DF, representantes da Campo e da Secretaria de Agricultura deverão se encontrar para elaborar os detalhes do acordo, que também servirá de fonte de captação de recursos para aperfeiçoamento do trabalho de assistência técnica e extensão rural.

 

Reunião entre direção da Emater-DF e Embaixada do Zimbábue no Palácio do Buriti, em julho

 

Em 2019, a Emater-DF já recebeu mais de cinco delegações estrangeiras para apresentar as tecnologias e técnicas implantadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no DF.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br