Cerca de 80 mulheres rurais puderam atualizar o CadÚnico e solicitar benefícios sociais do GDF e do governo federal, além de ouvirem palestra sobre saúde e convívio social
Solicitação do Cartão Prato Cheio e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foram os serviços mais procurados durante o mutirão volante do Centro de Referência de Assistência social (Cras) que aconteceu nesta terça-feira (5) no escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina.
Cerca de 80 produtoras e trabalhadoras rurais, além de moradoras da região, foram atendidas pelos agentes da Secretaria de Desenvolvimento do DF (Sedes) e ouviram palestras ministradas pela extensionista Regina Lima sobre convivência social e cuidados para a prevenção da dengue e Covid, doenças que estão acometendo grande número de pessoas em todo o DF.
“Estamos aproveitando a grande concentração de mulheres rurais que estão aqui hoje em busca de resolver e acessar os benefícios sociais do governo local e federal para darmos informações importantes sobre como cultivar um relacionamento saudável uns com os outros e cuidados com a saúde. Estamos vivendo um momento de alerta com muitos casos de dengue e precisamos adotar medidas em casa para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e da Covid também”, disse Regina Lima.
Parceria
“A parceria com a Emater tem sido um suporte importante para garantir a oferta de benefícios e serviços socioassistenciais às famílias vulneráveis que moram no campo. Por meio dessa cooperação, conseguimos fazer inscrição e atualização do Cadastro Único dos produtores rurais e temos apoio para planejar as ações da nossa equipe do Cras Móvel nas localidades mais afastadas e de maior vulnerabilidade social. Essas ações intersetoriais permitem ampliar a nossa rede de proteção social”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Além do Cartão Prato Cheio, campeão em número de solicitação, as mulheres rurais que foram atendidas pelos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) durante o Cras Volante também fizeram atualização de endereço no CadÚnico, solicitaram carteira do idoso, comprovar perfil familiar para acesso aos programas sociais do Governo Federal e do GDF. A parceria entre a Emater-DF e a Sedes na realização dos mutirões do Cras Volante visa levar políticas públicas às pessoas que moram longe das cidades e possuem dificuldade de irem até uma unidade do Cras nas regiões administrativas.
A moradora do Núcleo Rural Rio Preto, Ana Lúcia Gomes de Santana, mora com dois filhos e a neta e foi até o escritório da Emater-DF para se recadastrar no Cartão Prato Cheio, que venceu mês passado. O benefício de R$250,00 mais o valor do Bolsa Família complementam os eventuais serviços de faxina que faz. Há dois anos, Ana Lúcia luta para tratar cirurgicamente de uma hérnia umbilical que provoca sangramentos e a impede de pegar peso. Para a moradora rural, a parceria do Cras volante e Emater-DF gera um grande benefício para a população.
“Quando tenho que ir para Planaltina, tenho que pagar um carro de aluguel que fica caro. Por causa do meu problema não posso pegar peso e tenho de levar minha neta pra minha filha estudar. Essa facilidade ajuda muito a gente que mora longe, hoje consegui pedir o Cartão Prato Cheio de novo e fui muito bem atendida”, disse Ana Lúcia.
Já Luciana Oliveira buscou o mutirão para solicitar o Cartão Prato Cheio que ainda não recebe e também para atualizar o novo endereço no CadÚnico. Mãe do Gabriel Santos (3), Luciana avalia como muito importante a ação para as pessoas na área rural. “É difícil agendar um horário no Cras da cidade e aqui foi rapidinho e com certeza é de grande ajuda para as famílias que precisam”, falou.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br