Técnicos e participantes preparam a lona para fabricação da cortina
A Emater-DF realizou, nessa quarta-feira (29), uma oficina de Fabricação e Instalação de Cortinas para Aviários no Assentamento 1º de Julho, em São Sebastião. Os mais de 20 assentados participantes aprenderam sobre a importância da cortina na saúde das aves, além de como fabricar e instalar o item com material de baixo custo, porém eficiente.
Detalhes como o tipo de arame e o tipo de lona escolhidos para a fabricação da cortina, além da orientação sobre a correta instalação foram apresentados durante a oficina. O objetivo é que os participantes sejam capazes de adquirir e instalar a própria cortina em seus aviários, após a participação na atividade. Segundo o zootecnista e extensionista rural da Emater-DF Fábio Renato Rodrigues, que ministrou a oficina ao lado da zootecnista Bruna Beleosoff, a cortina do aviário é um item essencial para regular a temperatura do aviário, que tem grande oscilação durante o dia.
“A instalação correta vai ajudar o criador de aves a manejar o ambiente do aviário com mais rapidez e facilidade, contribuindo para o manejo da criação”, explica ele.
Fabio Rodrigues e Bruna Beleosoff orientam participantes antes de começar a prática.
O modelo apresentado pela Emater-DF na oficina permite regular o tamanho da cortina de forma rápida e eficiente. Um exemplo é o caso da produtora rural Tania Aparecida Gomes, que abriu a propriedade para a realização da atividade. Ela mostra que instalou por conta própria uma cortina em seu primeiro aviário, mas teve dificuldade de fazer os manejos.
“A cortina que eu estava usando, na hora da chuva, na pressa, a gente não consegue abaixar direito. Esse modelo de instalação que que estamos aprendendo vai me ajudar bastante”, disse a produtora.
A produtora rural Cliene dos Reis Silva Santos conta que tem um pequeno aviário, mas no momento está sem cortina. “Eu vim aprender como faz e meu marido vai instalar. Quando meu marido não pode estar presente, eu venho nos cursos e passo pra ele as informações”, disse a produtora, que começou com 25 pintainhas e hoje já possui 100.
“Estamos começando a ter o retorno das primeiras galinhas, agora quero ampliar pra entregar também ovos na cesta da CSA que eu participo”, disse a produtora.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza mais de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br