Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/25 às 16h33 - Atualizado em 5/09/25 às 16h33

Modelo de agroindústria da Emater-DF atrai visitantes na Expoabra

COMPARTILHAR

 

Durante a 33ª Expoabra, a Emater-DF tem apresentado várias palestras e oficinas com temas de interesse do produtor rural. Mas uma atração da empresa tem chamado a atenção dos visitantes: a maquete em tamanho real de uma granja para empreendedores que desejam produzir até 3,6 mil ovos por dia.

 

A engenheira de alimentos Milena Oliveira, que atua na Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar (Gedes) da Emater-DF, explica que o modelo foi desenvolvido pela empresa e aprovado pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura. “É um exemplar ideal para mostrar ao pequeno produtor que é possível construir uma granja atendendo à legislação e com viabilidade econômica”, destaca a extensionista.

 

Segundo Milena, a pequena granja tem atraído visitantes de todos os tipos. “Recebemos estudantes de ciências agrárias da Upis (União Pioneira de Integração Social), além de produtores que têm interesse em adquirir mais conhecimento e aprimorar sua atividade. É uma forma também de divulgar nosso trabalho junto ao empreendedor rural do DF”, avalia a técnica da Emater-DF.

 

Um exemplo de produtores com esse perfil é o casal Geter Stellito e Ana Beatriz Flor. Recém-formados em medicina veterinária, eles viram de perto a granja modelo e tiraram dúvidas com a médica-veterinária Camila Braz Ribeiral, da Emater-DF. “Pretendemos investir em uma agroindústria para produção de ovos na nossa propriedade, no Cahub I”, planeja Geter.

 

Geter e Ana Beatriz tiraram dúvidas com a médica-veterinária Camila Braz Ribeiral

Atualmente, a família trabalha com várias culturas: mandioca, alface, milho, cítricos, açaí, pitaia e uva, além da criação de abelhas, peixes e galinha caipira. “No entanto, a maioria da nossa produção é para subsistência. Com a avicultura, queremos implantar um negócio que nos dê retorno financeiro”, acrescenta Ana Beatriz.

 

O casal escolheu a produção de ovos pelo baixo impacto ambiental. “Como estamos próximos à ARIE [Área de Relevante Interesse Ecológico] da Granja do Ipê, o trabalho com galinhas será mais adequado. A Emater já nos atende por meio do escritório da Vargem Bonita e é muito bom, porque os extensionistas sempre ‘compram a briga’ do produtor”, elogia Geter.

 

A 33ª Expoabra vai até o próximo domingo (7). A programação completa da feira pode ser acessada aqui.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 22 mil produtores no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br