O técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wesley Nogueira, começou a visitar famílias beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria Rural no DF.
O programa federal é executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que elabora e acompanha os projetos de inclusão produtiva das famílias. As visitas são acompanhadas pelos extensionistas rurais da Emater-DF e visam a aplicação de questionário junto às famílias.
O objetivo é avaliar aspectos socioeconômicos, geográficos e produtivos dos beneficiários antes e após o programa. Também é verificado o desenvolvimento do projeto e se as famílias tiveram capacitação e assistência técnica.
A visita começou na quarta-feira (27), no assentamento Pequeno William, em Planaltina. Na quinta (28), foi a vez do Três Conquistas, no Paranoá. A última avaliação será feita em São Sebastião, na terça-feira (2).
Brasil Sem Miséria
Mais de 500 projetos de inclusão produtiva, elaborados pela Emater-DF, têm gerado renda às famílias em situação de pobreza no meio rural. Avicultura e horticultura estão entre as principais atividades desenvolvidas pelas famílias atendidas pelo Brasil Sem Miséria na área rural do Distrito Federal.
Com recursos repassados pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), cada família participante recebe um fomento de R$ 2.400,00, pago em três parcelas. Com esse valor, são comprados insumos e materiais conforme os projetos produtivos elaborados pelos técnicos da Emater e de acordo com perfil e aptidão de cada família.
Além de promover a segurança alimentar, a comercialização do excedente gera incremento da renda e facilita o acesso às demais políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como as de compras governamentais (Programa de Aquisição de Alimentos, Programa de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição da Produção da Agricultura).
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br