Uma das alternativas para o cultivo de morangos é a hidroponia. Trata-se de uma técnica em que o produtor utiliza água como substrato para o plantio das hortaliças. Pouco difundido no Distrito Federal, o cultivo hidropônico apresenta vantagens que serão demonstradas na segunda live desta terça-feira (15) da Festa do Morango 2020. O evento virtual começa às 16h e pode ser acessado pelo site oficial da festa, além das redes sociais da Emater-DF.
De acordo com o extensionista rural Hélio Roberto Lopes, o sistema, apesar de ter um custo um pouco mais elevado, garante a produção de um morango mais sadio. “O cultivo em água tem menos riscos de contaminação, além de ser uma vantagem para produtores de mais idade, pois o cultivo pode ser feito em pé”, observa o técnico. Lopes acrescenta que a colheita pode ser prolongada por até dois anos e, como pode ser feita nos períodos de entressafra, o produtor consegue um preço melhor no mercado.
Hélio Roberto Lopes é técnico em agropecuária, com formação em Administração em Comércio Exterior e atua como gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Alexandre de Gusmão (região administrativa de Brazlândia). Italo Guedes é pesquisador da Embrapa Hortaliças, possui mestrado em Fitotecnia e doutorado em Agronomia (solos e nutrição de plantas). O debate será mediado pelo engenheiro-agrônomo Antonio Dantas, da Emater-DF.
A Festa do Morango 2020 é promovida pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), com apoio da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura e da Administração Regional de Brazlândia.
Serviço
Live: Cultivo de Morango Hidropônico
Terça-feira (15), 16h
Apresentação: Hélio Roberto Lopes e Italo Guedes
Mediação: Antonio Dantas
www.festadomorangodf.com.br
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br