Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/25 às 23h02 - Atualizado em 22/05/25 às 23h03

Jovens rurais recebem certificados do programa Filhos deste Solo durante a AgroBrasília 2025

COMPARTILHAR

Programa da Emater-DF já formou cerca de mil jovens para empreender e fortalecer a sucessão familiar no campo

 

Ao total, 64 jovens do programa Filhos deste Solo receberam o certificado do curso durante a AgroBrasília

 

O Programa Filhos deste Solo da Emater-DF entregou 64 certificados de conclusão do curso aos jovens rurais nessa quarta-feira (21).  A entrega aconteceu durante a AgroBrasília 2025, no estande da Emater-DF, e marcou o encerramento de mais uma turma do curso que prepara filhos e filhas de agricultores para empreender e dar continuidade aos negócios da família no campo.

 

O curso é uma parceria entre a Emater-DF e o Instituto Federal de Brasília (IFB) e aconteceu entre os dias 22 a 25 de abril, totalizando 20 horas/aulas, onde os jovens puderam aprender sobre empreendedorismo rural, cooperativismo e associativismo, elaboração de plano de negócios e, principalmente, sobre sucessão familiar rural. Esta edição foi viabilizada pela emenda parlamentar da deputada distrital Paula Belmonte.

 

Presidente da Emater-DF, Cleison Duval, incentiva os jovens ao empreendedorismo

Ao entregar os certificados, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, colocou a instituição à disposição dos jovens e das famílias rurais, reforçando o apoio ao empreendedorismo no campo. Ele também incentivou os jovens a acreditarem em si mesmos e nas oportunidades que surgem a partir do trabalho na propriedade.

“Esses jovens estão tendo a oportunidade de enxergar que a atividade na propriedade da família é um negócio que pode prosperar, crescer e se transformar por meio de uma agroindústria — seja um queijo, uma geleia ou um panificado. Aproveito também para agradecer à deputada Paula Belmonte, que destinou a emenda parlamentar responsável por destinar emenda parlamentar para esse programa, o que foi fundamental para que mais jovens pudessem ser capacitados e tenham, agora, novas perspectivas para empreender no campo”, destacou o presidente.

 

A deputada distrital Paula Belmonte celebrou a realização do curso e reforçou a importância da gestão e da valorização do trabalho rural. “O Brasil é conhecido como o celeiro do mundo, e nossa terra é próspera. Mas muitas vezes falta gestão para transformar essa prosperidade em renda. O que vocês aprenderam aqui é fundamental: gestão do conhecimento, do solo e das oportunidades. Eu adorei o nome do programa, Filhos deste Solo, porque somos todos filhos desta terra maravilhosa que é o Brasil”, afirmou.

 

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno,  ressaltou a força da área rural no desenvolvimento do Distrito Federal e a importância de criar oportunidades para que os jovens produzam cada vez mais e melhor. “A sucessão familiar é um tema que precisamos trabalhar com seriedade, pois não é um desafio apenas do DF ou de Goiás, mas do Brasil e do mundo. É fundamental oferecer aos jovens oportunidades e condições para que se envolvam no desenvolvimento de novas tecnologias para o agro”, destacou.

 

A coordenadora do curso, Adriana Dutra, reforçou o impacto positivo da iniciativa, que já capacitou cerca de mil jovens desde sua criação. “O programa Filhos deste Solo tem como principal objetivo transformar ideias e sonhos em negócios, criando novas perspectivas para os jovens e fortalecendo a permanência deles no meio rural”, afirmou.

 

Também presente na solenidade, o presidente da Emater-GO, Rafael Gouveia, parabenizou a iniciativa. “A sucessão familiar é uma preocupação urgente não só para nós que atuamos no agronegócio, mas para toda a sociedade. Se não houver continuidade no campo, quem produzirá alimentos para mais de 220 milhões de brasileiros e bilhões de pessoas no mundo? Hoje, os jovens têm muito mais acesso à tecnologia e às inovações, o que lhes dá melhores condições de sucesso na propriedade rural do que as gerações anteriores. Parabéns à Emater-DF e contem sempre conosco, especialmente na região do Entorno, onde podemos fortalecer nossas políticas públicas e garantir o futuro do agro e da nossa nação”, concluiu.

 

Filhos deste Solo

Voltado para jovens entre 16 e 29 anos ligados a propriedades rurais, o Filhos deste Solo oferece capacitação em temas como sucessão familiar, empreendedorismo, cooperativismo, políticas públicas e gestão de negócios rurais. Além das aulas teóricas, os alunos desenvolvem projetos práticos, com orientação técnica da Emater-DF, fortalecendo a perspectiva de permanência no campo com geração de renda e desenvolvimento das comunidades. Desde sua criação, em 2019, o programa já formou cerca de mil jovens.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br