Promovido pelo programa Filhos deste Solo da Emater-DF, curso visa a permanência dos jovens no campo
Alunos do Centro Educacional Várzeas se qualificam em empreendedorismo rural.
Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e vontade de permanecer no campo, alunos do Centro Educacional Várzeas, no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, estão se qualificando em condução de empreendimentos rurais bem sucedidos. Ao todo, 46 alunos do Ensino Médio com idade entre 15 e 17 anos estão matriculados no Curso de Introdução ao Empreendedorismo promovido pela Emater-DF, por meio do Programa Filhos deste Solo, em parceria com a Secretaria de Educação.
Com carga horária de 20 horas, a atividade teve início no dia 22 de agosto, com previsão de um encontro semanal até o dia 5 de outubro. Nesse período, os jovens vão aprender sobre sucessão familiar, oportunidades de negócio no campo, horta em jarro como oportunidade de negócio na teoria e na prática, pesquisa de mercado, custos de produção versus precificação e registros da organização do negócio. Além disso, haverá uma atividade de encerramento e premiação da equipe vencedora, aquela que apresentar o melhor plano de negócios.
“Um dos grandes desafios que a Emater-DF juntamente com o poder público temos de enfrentar é a tornar a atividade rural atrativa para o jovem permanecer no campo. Esse caminho passa também pela qualificação e pelo empreendedorismo rural”, destacou a coordenadora do Programa Filhos deste Solo, Adriana Dutra.
Sucessão Rural
O programa Filhos Deste Solo tem o objetivo de capacitar jovens da área rural, atendidos pela Emater-DF, que tenham entre 16 e 29 anos, em gestão, empreendedorismo e colocação profissional.
A capacitação busca estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade. Para participar, o interessado deve estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa rural.
Idealizado em 2019, o programa já formou 12 turmas desde então. Ao todo, mais de 500 jovens já foram impactados pelo programa.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br