Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/24 às 10h53 - Atualizado em 13/06/24 às 15h39

II Semana de Integração Rural da Emater-DF: Gama e Vargem Bonita promove Roda de Terapia Comunitária Integrativa e Oficina de Pancs

COMPARTILHAR

Evento reúne mulheres do campo em atividades de integração, autocuidado e conhecimento sobre plantas locais

 

 

Na II Semana de Integração Rural da Emater-DF: Gama e Vargem Bonita, que está ocorrendo nesta semana, mulheres do campo participam de atividades que promovem o bem-estar, a integração comunitária e o conhecimento sobre Plantas Comestíveis não Convencionais (Pancs). Nesta quarta-feira (12) aconteceram uma roda de terapia comunitária integrativa e uma oficina dedicada ao aprendizado sobre plantas locais pouco exploradas na culinária.

 

A Roda de Terapia Comunitária Integrativa, um dos destaques do evento, tem como objetivo promover a escuta ativa, a partilha de experiências e a solidariedade entre as participantes. Por meio de dinâmicas e conversas mediadas por profissionais especializadas, as mulheres rurais tiveram a oportunidade de expressar emoções, fortalecer vínculos e encontrar apoio mútuo em um ambiente seguro e acolhedor.

 

Maria Luiza Marques de Araújo moradora do Núcleo Rural Córrego da Onça, em Vargem Bonita, participa das Rodas de Terapia Comunitária Integrativa desde o início, em 2023. A produtora estava presente na atividade de hoje e partilhou com o grupo suas dores. “A Roda representa acolhimento, bem-estar e a minha salvação. Ela me salvou da angústia, da depressão e de uma corda no pescoço. Quando eu cheguei aqui eu achei que o problema era só meu, então a partir daquele momento que eu compartilhei o que eu estava sentindo, então eu senti a dor de todas as outras mulheres também”, contou Maria Luiza.

 

De acordo com a extensionista rural da Emater-DF, Maria Bezerra, a atividade reforça a missão da empresa junto às mulheres rurais de criar oportunidades de elas estarem no campo e vivendo com todas as suas potencialidades. “Às vezes, questões emocionais, familiares e de saúde impedem-nas de enxergar o potencial que o campo é capaz de dar, além de uma maior e melhor produção rural porque a tristeza embaça o olhar delas. Por tristeza ou dor não conseguem mais ver. Então, uma das tarefas da terapia comunitária é para que essas mulheres reencontrem no campo, na agricultura, no cultivo ou nos aprendizados que a Emater-DF oferece, possibilidades de continuar no campo tirando sustento ou gerando renda também e felizes no campo”, observou a extensionista.

 

Pancs

Já a oficina de Plantas Comestíveis não Convencionais (Pancs) ofereceu aos participantes a chance de conhecer e explorar novas possibilidades na alimentação, valorizando a biodiversidade local e incentivando práticas sustentáveis. Durante a atividade, foram apresentadas diversas espécies de plantas que podem ser utilizadas na culinária, trazendo não apenas novos sabores, mas também benefícios nutricionais e ambientais.

 

A oficina aconteceu na propriedade da produtora Maria José Casimiro, que possui uma enorme variedade de Pancs. “As plantas fazem parte da minha vida desde que eu nasci. Eu morava em Minas e a minha mãe pegava os matinhos e fazia para a gente comer. A gente não sabia os nomes. Só que hoje a gente já sabe os nomes. Então eu já sou acostumada a comer Pancs desde pequena e muitas pessoas não conhecem. Então, eu eu acho muito importante receber essas mulheres para que possam conhecer tanto na teoria como na prática e tem muita receita boa com essas plantas”, falou a produtora.

 

A atividade foi coordenada pela nutricionista da Emater-DF Daniella Amaral, que abordou informações gerais sobre as Pancs, quais as espécies existentes na propriedade da produtora Maria José Casimiro, onde aconteceu a oficina. Além disso, a nutricionista falou do valor nutricional de algumas delas e finalizou a tarde ensinando uma receita de geleia de malvavisco, que muita gente acredita que é apenas ornamental. “Incorporar essas plantas na nossa alimentação, para os nossos pratos não só fortalece a segurança alimentar utilizando as plantas do nosso Cerrado, muitas vezes encontradas no nosso jardim, como também ampliar o cardápio com alimentos mais baratos e bonitos, usando flores como a malvavisco, do ipê, a tumbérgia, a flor da vinagreira que é o hibisco. São muitas informações e levar isso para os produtores é muito importante”, disse Danielle.

 

A extensionista Carmen Pinage Lopes, do escritório local do Gama, ressaltou que muitos produtores não conhecem a diversidade existente de Pancs próximos a eles e o mais importante é aproveitar aquilo que às vezes eles pensam que é o mato para melhorar a alimentação com essas plantas. “Nosso papel aqui hoje é divulgar o que é uma Panc, como ela pode ser utilizada para enriquecer a alimentação e variar o consumo diário com pratos diferentes, coloridos e mais nutritivos”.

 

II Semana de Integração Rural da Emater-DF: Gama e Vargem Bonita

As atividades da II Semana de Integração Rural da Emater-DF: Gama e Vargem Bonita terminam no sábado (15). Nesta quinta-feira (13) pela manhã, os produtores participam de Reunião Técnica de Manejo Eficiente na Criação Comercial de Tilápias, na tarde do dia 14, da oficina sobre Cultivo e Sanidade de Orquídeas. Já no sábado haverá a festa junina da Feira do Produtor de Vargem Bonita com o lançamento do Festival do Gengibre 2025.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br