Hatsue Nakandakari ministrou a oficina de gengibre em conserva: “alimento saudável”
A Semana de Integração Rural que reuniu as comunidades atendidas pelos escritórios da Emater-DF no Gama e em Vargem Bonita se encerrou no último sábado (15) com uma festa junina unindo produtores, suas famílias e o público em geral. Durante o evento, os visitantes conheceram os vencedores da exposição agrícola e do concurso de receitas, além de assistirem a oficinas de preparo de iguarias à base de gengibre.
De acordo com a gerente do escritório da Emater-DF Vargem Bonita, Cláudia Coelho, a região caminha para ser referência na produção de gengibre no Distrito Federal. “Nossa região concentra 92% do plantio dessa raiz e temos potencial para crescer ainda mais”, comenta. A zootecnista conta que até 2009 o núcleo rural se caracterizava pelas lavouras de folhosas. “Com o tempo, os agricultores substituíram essas hortaliças pelo gengibre, muito usado na culinária japonesa”, acrescenta.
A maior parte das famílias moradoras do Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita (região administrativa do Park Way) é formada por japoneses e descendentes. Dentre eles, a dona de casa Hatsue Nakandakari, que nasceu no Japão, passou a infância na Bolívia e veio para Brasília em 1968. “Usamos muito o gengibre na nossa cozinha, principalmente no arroz e na salada. É um alimento bastante saudável”, conta ela, que ministrou a oficina de conserva de gengibre durante a festa.
A programação contou também com as oficinas de gengibre cristalizado e quentão, além de um concurso de receitas à base da raiz, com sete pratos doces e quatro salgados.
Festival
Cláudia Coelho adiantou que a Emater-DF planeja, para o ano que vem, o Festival do Gengibre do Distrito Federal. “Estamos trabalhando para colocar o evento no calendário oficial do GDF e, assim, divulgar o consumo e os benefícios desse alimento, além de mostrar à população de Brasília a excelência e o cuidado dos produtores rurais não só da nossa região como de todo o DF”, encerra a extensionista.
A Semana de Integração Rural contou ainda com oficinas sobre preparo de caldas agroecológicas, silagem de capim capiaçu, cultivo e sanidade de orquídeas, aproveitamento integral de alimentos e uso de PANCs (plantas alimentícias não convencionais), reunião técnica sobre o manejo de tilápias e uma roda de terapia integrativa para mulheres.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br