Governo do Distrito Federal
17/04/18 às 10h22 - Atualizado em 9/07/18 às 8h17

Floricultura

 

O consumo de flores e plantas ornamentais no Distrito Federal movimenta cerca de R$100 milhões anuais, considerados os preços pagos pelo consumidor, na ponta final da cadeia produtiva. Frente a esse importante mercado, o setor produtivo local de flores e plantas vem se consolidando e se expandindo gradativamente ao longo dos últimos anos. Brasília destaca-se nacionalmente como terceiro maior demandante de produtos do setor, quarto consumidor per capita e somente 20% do que é consumido aqui são produzidos pelos produtores locais e regionais. São cerca de 100 produtores cultivando flores e folhagens de corte, flores em vasos, plantas verdes em vasos, plantas ornamentais, palmeiras e gramas em aproximadamente 545 hectares.

 

A atividade é valorizada pelo seu reconhecido papel econômico e social, ao agregar emprego e gerar rendas estáveis e regulares para grandes contingentes de mão-de-obra, tanto na produção agrícola propriamente dita, minimizando o êxodo rural, quanto ao longo de toda a extensão da cadeia produtiva, incluindo principalmente os setores de distribuição e serviços. Agrega importantes parcelas e segmentos da pequena propriedade e da agricultura familiar, uma vez que a atividade é, em todo o País, conduzida em áreas de tamanho médio de 3,8 hectares, quando voltadas para o cultivo de flores e folhagens de corte e envasadas e de até 6 hectares quando direcionadas às plantas, palmeiras, arbustos e árvores para jardinagem e paisagismo.

 

A floricultura desponta hoje como um dos segmentos do agronegócio com maiores potenciais de crescimento e desenvolvimento, tanto quando direcionada para o mercado interno, quanto às exportações. Os indicadores de desempenho da atividade evidenciam os resultados extraordinários conseguidos junto aos principais pólos floricultores nacionais, apesar do pequeno número de produtores dedicados à floricultura.

 

Por essas razões o Governo do Distrito Federal fez da Floricultura um de seus Programas Prioritários em 2007. Cabe à Emater-DF parte da execução de um programa para o setor e, desde então, vem promovendo ações de sensibilização no campo, capacitação de seus técnicos, capacitação dos trabalhadores e dos produtores, incentivo ao associativismo e à comercialização. Além disso, vem promovendo a sensibilização de outras instituições parceiras como Embrapa, IFT Planaltina e Universidades que podem muito contribuir para o desenvolvimento do setor.

 

Portanto, se você está interessado em iniciar uma exploração rural ou quer experimentar uma nova atividade, é uma boa opção conhecer o Programa de Floricultura.

 

Para informações complementares entre em contato com a Emater-DF no e-mail geagr@emater.df.gov.br ou pelo telefone 3340-3078.

 

Programa de Floricultura

Perfil da Cadeia Produtiva de Flores

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br