Participantes conferem equipamento sob explicações do instrutor Emirton Araújo
Extensionistas Rurais da Emater-DF participaram do segundo encontro do curso “Operação de equipamentos topográficos na elaboração de projetos de manejo e conservação de solo e água”. A atividade acontece em três etapas, às quintas-feiras, no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor), da Emater-DF, com aulas aulas teóricas e práticas, totalinzado 24 horas de capacitação.
Nessa quinta-feira (21), a prática aconteceu na Casa do Cerrado e os participantes aprenderam a marcar pontos topográficos com o equipamento GPS geodésico, que tem um nível de precisão bem maior em relação ao GPS de navegação, que é um modelo mais comum e mais usado em campo. Quem ministra o curso é a Gerência de Meio Ambiente da Emater-DF, com o técnico agrícola e extensionista rural da Emater-DF Emirton de Araújo Carvalho. No curso, o instrutor orienta os participantes sobre diferentes formas de fazer as medições e as vantagens e desvantagens no uso de cada equipamento.
Para o gerente de Meio Ambiente da Emater-DF, Marcos de Lara Maia, que coordena o curso em parceria com o Cefor, é de suma importância que os técnicos reciclem o conhecimento nas questões de topografia e no uso prático dos equipamentos, porque é um domínio necessário para a realização dos projetos de conservação de solo e água.
“E o manejo de conservação de água e solo é de suma importância para minimizar os impactos ambientais das atividades agropecuárias, uma das razões que esse tema é o foco do Planejamento Estratégico da Emater-DF”, disse o gerente.
Prática foi realizada na Casa do Cerrado
Foram convidados representantes de todos os escritórios da empresa para que o conhecimento seja compartilhado com todas as unidades. Os participantes vão aprender sobre a operação dos equipamentos topográficos, como nível, geodésico e GPS de navegação. Esses equipamentos são suporte para a levantamento topográfico de campo para construção de terraços em nível e gradientes, barraginhas e reservatórios de água para irrigação, além de construção e reformas de canais de irrigação.
“Nivelamento de terreno, de canais e barragens são demandas que a gente encontra frequentemente no nosso trabalho de campo na área rural, então aprimorar essas técnicas é muito importante pra gente ofertar um trabalho cada vez melhor para o produtor”, disse Gesinilde Radel, extensionista do escritório da Emater-DF em Planaltina.
“Mesmo esse equipamento que ainda não vai estar tão acessível pra gente em um primeiro momento, que é o GPS Geodésico, mas só de conhecer novas ferramentas e saber o quanto isso pode facilitar o nosso trabalho ao longo do tempo, isso é fantástico pra gente e vai aprimorando o nosso conhecimento”, completa a técnica de campo.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br