Para discutir as oportunidades da Rota da Fruticultura no DF, a Emater-DF participou nesta segunda-feira (11) do painel “Fruticultura: Visão de Futuro para a Rota Ride-DF”. O evento faz parte da programação da Expoabra 2023 e contou ainda com a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Agricultura (Seagri) e Embrapa Cerrados.
A coordenadora de Operações da Emater-DF, Adriana Nascimento, participou do painel e destacou que a fruticultura está em expansão no Distrito Federal. Em 2020, a Emater tinha 1.832 fruticultores no DF cadastrados na empresa. Hoje, são 3.945. Um aumento de 46% no número de produtores que decidiram apostar na produção de frutas.
“Nós estamos falando da expansão da fruticultura como uma atividade que vem para diversificar os plantios, os cultivos dos produtores. Hoje, com a Rota da Fruticultura, nós já temos 54 produtores de açaí registrados”, disse Adriana. De acordo com ela, a partir do próximo mês será iniciado o plantio de mirtilo com 25 produtores.
“Falar sobre as perspectivas da rota na fruticultura, da parte de crescimento, é muito bom. Tocar nesse assunto, nesse ambiente, é muito importante porque nós estamos em um momento de estruturação da parte comercial da Rota, já temos plantio de açaí e mirtilo em ação”, destacou Luis Curado, coordenador da Rota da Fruticultura pela Codevasf. O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, destacou as potencialidades e a importância do uso de tecnologias no processo produtivo.
Na abertura do evento, o presidente do Parque de Exposição Granja do Torto (PGT), Vilmar Ângelo Rodrigues, deu início às atividades. “Essa semana é uma semana técnica, voltada para o conhecimento, para tecnologia, para melhoria da nossa agricultura e pecuária do Distrito Federal”, destacou.
Com o tema Conexão, Inovação e Transformação, a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) é voltada para produtores e empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural, formadores de opinião, estudantes e comunidade. O evento acontece no Parque Granja do Torto (PGT) e segue até o dia 17.
Emater-DF na Expoabra
As próximas participações da Emater-DF na Expoabra serão nos dias 12, 14 e 16 de setembro. No dia 12, às 14h, a Emater-DF participa do painel Agroindústria – Estratégias de Agregação de Valor. O último painel conduzido pela empresa será no dia 14, às 9h, sobre Nutrição Animal e Produção de Forragens.
Além dos painéis técnicos, no sábado (16), será feita a palestra Empreendedorismo e Inclusão Socioprodutiva de Mulheres no Campo durante o Encontro 1º AgroMulher da Expoabra.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br