No último dia da AgroBrasília, que foi neste sábado (27), estudantes, produtores, trabalhadores rurais e muitas pessoas intressadas no agro prestigiaram o evento, os espaços tecnológicos da Emater-DF e movimentaram a Feira Rural e o Viveiro de Mudas, locais reservados para comercialização da agricultura familiar. Durante os dias de realização do evento, de 23 a 27 de maio, a Emater-DF levou aproximadamente 3 mil produtores da agricultura familiar do DF e Ride em excursões para conhecer as inovações apresentadas nos sete circuitos tecnológicos da empresa e também as tecnologias apresentadas em toda a feira.
A estimativa geral da coordenação da AgroBrasília é a de que 175 mil pessoas passaram pela feira agropecuária durante os cinco dias de realização. A movimentação de negócios fechados alcançou o montante de R$ 4,8 bilhões. Nesses cinco dias de realização, segundo a organização, foram gerados 350 postos de trabalho.
Estudantes são orientados pelos técnicos
Nos sete circuitos tecnológicos preparados pela Emater-DF, o público em geral conheceu inovações nas cadeias produtivas que podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores. Além de ver na prática, puderam tirar dúvidas, ouvir explicações e se aprofundar nos temas. Mais de 100 extensionistas rurais da Emater-DF estiveram de plantão todos os dias, atendendo produtores, estudantes, trabalhadores rurais e interessados nos temas apresentados.
Por meio de parceria com a Embrapa, foi realizado o Dia de Campo da Mandioca BRS 429 no Circuito de Olericultura. Técnicos da empresa também participaram do Dia de Campo do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico e do Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPL), ambos organizados pela Embrapa. Durante os dias de evento, a Emater também recebeu visita de parlamentares, secretários de governo e do governador do DF, Ibaneis Rocha, que fechou acordos, fez lançamentos e entregas importantes para a área rural. Teve também a entrega do primeiro registro de uma agroindústria de ovos no DF.
Presidente conversa com produtores da Feira Rural
Encerramento
Neste sábado (27), último dia do evento, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, passou pelos circuitos e pelos espaços de comercialização, conversou com os produtores, conheceu os produtos e ouviu demandas. “Essa é também uma oportunidade de conversar, entender as necessidades, pegar sugestões para melhorarmos nos próximo ano, além de também aprendermos um pouco com cada um. A gente já encerra uma AgroBrasília com ideias para a próxima”, afirmou. Segundo ele, o objetivo da atuação da Emater no espaço é fortalecer a economia do campo, proporcionar informação e mostrar oportunidades aos produtores.
Pela terceira vez visitando a AgroBrasília, a produtora rural Neura Helena de Souza, que é do Córrego da Coruja, em Ceilândia, afirma que a cada vinda leva novos conhecimentos. “Eu adoro esse espaço da Emater. Sempre tem uma novidade e a gente aprende muito”, destacou. “A Emater do Distrito Federal realmente é um exemplo. Aqui tá muito organizado e a gente percebe que os técnicos sabem muito do que estão falando. Tô bem satisfeito”, afirmou o visitante Marcelo Leite, que veio do Município goiano de Ceres.
Produtora Neura Helena de Ceilândia
Diretamente de Feira de Santana, na Bahia, Zezinho dos Currais, como o produtor afirma ser conhecido, disse ser sua primeira vez na AgroBrasília. “Tá sendo muito bom, renovando minhas ideias. Muita informação, muito conhecimento. A gente tem que se desenvolver nessas áreas, porque hoje se o produtor não tiver conhecimento ele não produz”.
A superintendente da Conab do DF e Entorno, Glauciene Caetano de Oliveira, visitou o espaço da Emater-DF neste sábado (27). “Eu acho fundamental que a Emater-DF continue movimentando a agricultura familiar e levando empoderamento e empreendedorismo para as mulheres rurais. Aqui na feira rural a gente percebe que as mulheres rurais têm um potencial enorme de produção. Estou encantada com os artesanatos. A Emater-DF é um braço muito importante da Conab, nas parcerias, e também para o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou
Superintendente da Conab DF e Ride visita espaço da Emater-DF
Inovações apresentadas
Nos circuitos da Emater-DF, os visitantes puderam conhecer as principais tecnologias nos circuitos da Floricultura Associada ao Turismo, na Olericultura, na Avicultura, na Aquicultura, na Fruticultura, na Bovinocultura e no Saneamento Rural e Segurança Alimentar e Nutricional. Teve ainda o Galpão do Produtor, com produtos sendo comercializados por produtores locais, o Viveiro de Mudas, com comercialização de flores e plantas, e um espaço para sanar dúvidas sobre crédito rural na van da Emater-DF. A Emater-DF também esteve presente com um plantão sobre Gestão Ambiental.
As inovações apresentadas pelos extensionistas da empresa podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores rurais, como o cultivo de mandioca, variedade BRS 429, cultivada em canteiro com cobertura plástica morta e irrigação por gotejamento, o uso de alimentos fermentados na criação de peixes e camarão, a opção de produção de açaí como nova opção de cultivo na capital, dentre outras.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br