Governo do Distrito Federal
15/12/22 às 13h32 - Atualizado em 15/12/22 às 15h19

Encontro de idosos na Taquara finaliza atividades do grupo em 2022 com confraternização

COMPARTILHAR

Ação coordenada pela Emater-DF com apoio da comunidade e instituições parceiras garante socialização, acesso a políticas públicas e ações de sáude  para cerca de 70 pessoas idosas da Taquara

 

Confraternização do Encontro com a Pessoa Idosa da Taquara. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

 

Um almoço de confraternização oferecido nesta quarta-feira (14) para cerca de 70 idosos do Núcleo Rural Taquara marcou o encerramento das atividades do Encontro da Pessoa Idosa em 2022. A ação é coordenada pela Emater-DF com apoio de diversas instituições parceiras como o Centro Educacional (CED) Taquara, a Unidade Básica de Saúde (UBS), os CRAS de Planaltina e Arapoanga e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Polícia Militar, Cootaquara e comunidade local com o objetivo de promover a socialização, oferta de políticas públicas e ações de saúde física e mental e segurança alimentar.

 

O chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, fala durante a confraternização do Encontro com a Pessoa Idosa da Taquara. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Durante o almoço, o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, destacou que todas as ações desenvolvidas com as pessoas idosas visam levar qualidade de vida, alegria e bem estar de toda a família. “Ao longo da pandemia, nossos técnicos identificaram a necessidade de ação específica aos idosos da Taquara para promover o convívio social, garantir direitos e levar políticas públicas. A atuação da Emater-DF transcende as ações no campo, atuamos diretamente com o produtor rural em todos os aspectos da sua vida. O bem-estar e a qualidade de vida do produtor rural são nossas prioridades”, disse.

 

Cleison Duval ainda reforçou a importância das parcerias para o sucesso das ações e agradeceu aos parceiros presentes: a igreja, a Cootaquara, as Secretarias de Saúde e de Educação, o Batalhão de Polícia e os técnicos do escritório local da Emater.

 

Atividades

O Encontro da Pessoa Idosa promoveu duas atividades mensais, totalizando 24 reuniões ao longo de 2022. Em cada encontro, a equipe coordenada pelas extensionistas da Emater-DF, Jane Batista e Cátia Freitas, programou ações que contemplaram a área da saúde física, mental e emocional, acesso a políticas públicas e programas sociais, música, arte e lazer.

 

Helena Fernandes Anselmo faz parte do Encontro com a pessoa idosa e faz foto dos trabalhos feitos durante o ano. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Todas as atividades foram realizadas em parceria com instituições, como o Batalhão de Rural Leste da Polícia Militar, que levou música aos participantes. A Sedes, por meio dos Cras, cadastrou ou fez atualização de cadastro no CadÚnico para acesso aos programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Vale Gás, Prato Cheio, além de encaminhamentos para a confecção de Carteira do Idoso. Os idosos também aprenderam sobre alimentação saudável, como cultivar plantas medicinais e seus benefícios, a fazer produtos de artesanato, como porta-retrato, crochê e macramê.

 

Maria das Graças Nascimento Pereira e Helena Fernandes Anselmo são produtoras rurais aposentadas e fazem parte do Encontro com a Pessoa Idosa da Taquara. Participantes assíduas das atividades do grupo, aprenderam a fazer porta-vaso em macramê, algo que acreditavam ser impossível; mudaram hábitos de vida e estão hoje em outra perspectiva de vida.

 

Maria das Graças Nascimento faz parte do Encontro com a pessoa idosa e faz foto dos trabalhos feitos durante o ano. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

“Eu me sentia muito sozinha em casa, ociosa. Depois de entrar no programa, aprendi muita coisa e hoje tenho amigos. Sabemos da vida um do outro, compartilhamos histórias, fazemos artesanato, minha alimentação melhorou tanto que nem preciso mais de remédio para pressão. Faço os alongamentos também que aprendi e perdi peso. Depois que a Emater começou esse projeto, minha vida é outra”, contou dona Maria das Graças.

 

Para dona Helena, o melhor das vivências do grupo é adquirir e compartilhar conhecimento. “Aqui é assim, um sabe mais e ensina o outro. Não tem competição, todo mundo quer melhorar. A gente conversa com o psicólogo, canta música e faz amigos. Nossa vida é mais alegre”.

 

A extensionista da Emater-DF, Jane Batista, conta que as atividades começaram com os produtores rurais aposentados e que não conseguiam mais trabalhar com a terra, no entanto, com os resultados das ações, aqueles ainda na ativa estão se agregando ao grupo. “Nossa preocupação desde o início foi propor uma ação que permitisse a socialização desse público que estava ocioso. Então, foi importante desenvolver atividades manuais e artesanato para ocupar a mente, mãos criativas e mentes limpas. Trabalhamos a parte emocional deles com essas atividades. Trabalhamos a questão da saúde no campo, já desenvolvido pela Emater-DF, realizamos exames de vista, encaminhamos pedidos de aposentadoria, enfim, dentro desse escopo social, conseguimos contribuir muito, nós da Emater e os órgãos parceiros”, avaliou a Jane.

 

Confraternização

Confraternização do Encontro com a Pessoa Idosa da Taquara. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Fechando as atividades do Encontro da Pessoa Idosa, foi servido um farto almoço, cujo cardápio foi arroz branco, feijão tropeiro, pernil e frango assados, creme de milho e salada verde. O grupo musical Chiquitas e os Bacanas animaram a festa. Além disso, alguns idosos expuseram artigos de artesanatos produzidos durante os encontros. A tarde foi encerrada com um animado amigo da onça.

 

A festa contou também com a presença do presidente da Cootaquara, Maurício Resende; do representante da Capela São João Batista, Ademar Isotoni, do deputado distrital eleito Pepa; do representante da Deputada Federal Paula Belmonte. da enfermeira chefe da UBS Taquara, Marisa, representantes dos CRAS de Arapoanga e Planaltina, além de representantes da Sedes.

 

As atividades de 2023 iniciam em fevereiro. A proposta é que sejam encontros quinzenais e com uma programação para cada dia.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br