Foi realizada nesta segunda-feira, 31, a abertura do Seminário Nacional de Avaliação da Ater: ‘Balanços das Ações na Última Década e Novos Desafios’, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA. O evento contou com a participação do ministro Patrus Ananias, dos secretários nacionais do MDA, do oficial de projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Valter Bianchini, do presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, de vários presidentes de Emateres de todo o país, entre outras autoridades ligadas à área de assistência técnica e extensão rural.
Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o seminário tem o objetivo de impulsionar a assistência técnica em todo o país, por meio do diálogo e de trabalhos em grupo. Participam também técnicos e representantes da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e privada, pesquisadores, membros da academia, representantes de agricultores familiares, da sociedade civil e do governo.
Os resultados obtidos no evento, que termina nesta quarta-feira (2), vão nortear a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Cnater), marcada para ocorrer de 12 a 15 de abril de 2016, em Brasília. O tema será ‘A universalização da Ater pública e de qualidade para agricultura familiar no Brasil – desafios e estratégias’.
Elogiando a iniciativa do MDA, Argileu Martins observou que o seminário vem em um momento bastante oportuno. “É um momento em que a demanda pelo serviço de Ater é grande e a capacidade de oferta e os recursos do Governo Federal não são suficientes. Então, acreditamos que essa discussão poderá trazer soluções para essa equação”.
Para a Asbraer, que reúne todas as entidades de Ater do país, avaliou Argileu, “o importante é que a Associação se apresente para o conjunto da sociedade, do campo, do conjunto da agricultura familiar, mostrando o que faz e sua disposição em continuar construindo um processo de desenvolvimento rural sustentável para o Brasil”.
Seminário marca importância da Ater e 20 anos do Pronaf
Com grandes feitos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) chega aos 20 anos. São quase 25 milhões de contratos realizados e R$160 bilhões de recursos aplicados. E para celebrar a trajetória da política, foi lançado, nesta segunda-feira (31), durante a abertura do Seminário Nacional de Avaliação da Ater: ‘Balanços das Ações na Última Década e Novos Desafios’, o livro comemorativo dos 20 anos do Programa.
Na avaliação do ministro do desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, o evento significa o reconhecimento da agricultura familiar. “Estamos aqui afirmando a importância da agricultura para o Brasil e para o mundo”, destacou aos presentes.
Ao citar a segurança alimentar, produção em quantidade e qualidade, a importância da agroecologia e do cooperativismo, Patrus frisou a importância do trabalho coletivo e da assistência técnica. “É bom trabalharmos sempre juntos para produzir mais alimentos, incorporar novas tecnologias e superar o individualismo da nossa sociedade”, ressaltou.
Para o autor do livro e ex-secretário de Agricultura Familiar do MDA, o oficial de projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Valter Bianchini, o Pronaf é o grande responsável pela inclusão sócio produtiva na agricultura familiar. “É também um programa que trabalha lado a lado com a produção de alimentos e a segurança alimentar”, afirmou.
Serviço
Data: 31 de agosto a 2 de setembro (segunda a quarta-feira)
Local: Auditório Roberto de Bem, na EMBRAPA CENARGEN, localizado no Parque Estação Biológica – s/n.
Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br