Presente no dia a dia das famílias rurais, a Emater-DF executa o papel de instituição educadora para a prevenção de intoxicações e doenças provenientes do uso de agrotóxicos nas propriedades rurais. Dessa forma, a empresa participou, nesta quarta-feira (27), de uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
O objetivo foi reunir diversas instituições e representantes da sociedade para discutir o uso de agrotóxicos na agricultura e seus efeitos sobre os trabalhadores rurais e consumidores de produtos agropecuários.
Segundo o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, hoje o principal problema de agrotóxicos é a intoxicação pelo uso indiscriminado. Dados apresentados durante a audiência mostraram que pelo menos cinco milhões de agricultores do País utilizam insumos químicos.
“Há pelo menos três principais pontos a serem melhor discutidos e solucionados. O primeiro diz respeito ao uso, no Brasil, de produtos proibidos nos países de origem. Outro sobre o papel da extensão rural na educação e conscientização dos produtores sobre o uso adequado dos insumos, com momentos de capacitação e sensibilização para o uso dos equipamentos de proteção e do receituário agronômico. Por último, criar estímulos para a transição para uma agricultura menos dependente de agrotóxicos e a imposição de mais restrições”, disse Piccin.
Participaram da audiência, requerida pelo deputado Zé Silva (SD/MG), representantes do Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Conselho Federal de Medicina e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
O conteúdo da audiência pública e das apresentações estarão disponíveis no site:
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/capadr/audiencias-publicas/audiencias-publicas-2014/audiencias-publicas-2014
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br