Curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis vai formar 50 pessoas
Um grupo de 50 alunos da Fábrica Social iniciou, na manhã desta segunda-feira (2), um curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis, oferecido pela Emater-DF. Durante seis meses, técnicos da empresa vão compartilhar conhecimentos sobre educação ambiental, segurança alimentar, associativismo e cooperativismo e técnidas de hidroponia — uma modalidade de cultivo que utiliza água como substrato para as plantas.
Segundo o extensionista Hélio Lopes, a hidroponia é uma excelente oportunidade de geração de emprego e renda. “A área rural é muito carente de mão de obra. Capacitar esses alunos, que podem se tornar multiplicadores do conhecimento, é o nosso principal objetivo”, explicou Hélio, que vai ministrar as aulas relativas à hidroponia.
Na primeira semana do curso, os alunos vão debater temas da educação ambiental. Duas visitas — uma ao Parque Nacional e outra a uma propriedade rural em Brazlândia — deverão reforçar a parte teórica das aulas. A partir da próxima semana, começa a fase da capacitação da hidroponia, incluindo aulas sobre serralheria, com o objetivo de implantar cultivos protegidos.
A Fábrica Social é uma escola de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Existem vários cursos, todos abertos a qualquer pessoas da comunidade — desde que esteja inscrita no Cadastro Único da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). A ideia é fazer com que, após o curso, os alunos se organizem em cooperativas para ingressar no mercado de trabalho. O curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis é o segundo realizado em parceria da Sedestmidh com a Emater-DF.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br