7/05/24 às 19h49 - Atualizado em 7/05/24 às 20h10

Emater-DF participa do Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Com o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) fortalecendo a Agroecologia no Brasil”, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) deu início, nesta terça-feira (7), ao Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A Emater-DF participa do evento, que acontece até está quarta-feira (8) na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília.

Na recepção do evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF organizou uma Feira Rural, apresentando uma variedade de produtos da agricultura familiar da capital. Os visitantes puderam apreciar e adquirir itens como mel, pão de queijo, doces, geleias, petiscos, pimenta, café, biscoitos, salames, artesanate uma variedade de produtos. O presidente da empresa, Cleison Duval, e a diretora-executiva, Loiselene Trindade, também marcaram presença na abertura.

Emater-DF levou feira rural para o evento

O ministro do MDA, Paulo Teixeira, durante seu discurso, falou sobre a importância da Ater Pública e apontou como desafios do seminário a reconstrução de um sistema nacional de assistência técnica, além da busca de recursos para o financiamento desse sistema e da formação de um ambiente integrado entre universidade, pesquisa, Ater e o produtor rural, que funcione como troca de conhecimento e informação.

“Esse é um lugar que o ser humano é fundamental, o trabalhador é fundamental, o profissional é fundamental, precisa ser bem remunerado, precisa ter oportunidade de treinamento, formação de altíssimo nível para essas transformações no campo. E é por isso que nós temos que enfrentar, quebrar os ovos para fazer este omelete e resolver, ter um recurso grande e adequado para o financiamento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil”, destacou o ministro

Técnicos da Emater-DF participam do evento

No início do seminário foi realizado um minuto de silêncio em solidariedade e homenagem às vitimas da tragédia climática do Rio Grande do Sul. O ministro falou da necessidade de aparelhar a Emater do Rio Grande do Sul para que ela possa apoiar a reconstrução do Estado, ajudando os agricultores em suas perdas, para que eles possam retomar suas atividades.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em salas temáticas para discutir questões como a formação de extensionistas, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), as metodologias e tecnologias de promoção da agroecologia e também a Anater como estratégia nacional de oferta de Ater.

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.