Parlamentares e dirigentes de Emateres de todo o país se reuiram nesta terça-feira
A Emater-DF participou, nesta terça-feira (17), de um café da manhã com parlamentares, promovido pela Asbraer, para dialogar sobre o fortalecimento do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O encontro é resultado da atuação da Asbraer e dos dirigentes das associadas para mobilizar deputados federais e senadores aliados à pauta da agricultura familiar e da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública.
O presidente da associação, Natalino Avance, afirmou que há um desequilíbrio em relação à inclusão dos agricultores familiares, resultado da falta de investimento na Ater pública. “Se você pegar o médio e o grande produtor, alguns deles têm uma relação de um [técnico] para um [agricultor]. Por que o pequeno precisa ter essa relação de 300 para um? Nós só queremos ter o direito de proporcionar uma assistência técnica de mais qualidade aos pequenos agricultores do nosso país”, ressaltou Avance.
Presidente da Asbraer promoveu o encontro
Para o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a mobilização realizada pela Asbraer é importante para dar voz aos problemas pelos quais a Ater pública vem enfrentando. “As Emateres precisam do apoio parlamentar. Sem recomposição orçamentária não tem como avançar em propjetos importantes para a agricultura familiar. A Ater pública é o elo entre o homem do campo e o governo. É por meio da assistência técnica e da extensão rural que as políticas públicas chegam no campo, que os avanços são observados na vida do produtor, que mais alimentos chegam na mesa da população urbana. A Ater pública e a agricultura familiar precisam dessa atenção especial”, afirmou.
Durante o evento, realizado na Câmara dos Deputados, foi constituída a Frente Parlamentar de Ater, requerida pelo deputado federal Zé Silva (SD-MG). “Tem vários projetos de leis tramitando. Se nós aprovarmos três projetos, nós já resolvemos metade do problema do financiamento da extensão rural”, disse o deputado, mencionando a proposta de financiamento federal entregue pela Asbraer.
Para o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o momento agora é para colocar o pacto em prática. “Nosso grande desafio é ter correspondência entre aquilo que se fala e aquilo que se faz. Precisamos fazer com que haja recursos.”
A secretária da Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Patrícia Vasconcellos, participou da solenidade e destacou o papel fundamental da Ater oficial na execução das políticas públicas. “A transformação e o potencial da agricultura familiar passa pelo fortalecimento da Ater. Nós recebemos a proposta, o ministro já determinou que a gente analise e tenha momentos com vocês para que a gente possa construir essa pauta”, concluiu, apontando também a necessidade da reestruturação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
A diretora técnica da Anater, Loroana Santana, colocou a agência à disposição para auxiliar as instituições de Ater a auxiliar o agricultor familiar a chegar em um patamar mais elevado. “As entidades públicas têm metade do efetivo dos extensionistas do país e para isso ela precisa desse olhar prioritário”, afirmou. Segundo ela, atualmente apenas 20% dos agricultores familiares do país recebem algum tipo de assistência técnica.
Presidente da Asbraer e dirigentes de Emateres de diversos estados do país
Com informações da Asbraer
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br