21/05/24 às 18h58 - Atualizado em 21/05/24 às 19h00

Emater-DF participa da abertura da AgroBrasília 2024 e apresenta novidades nos circuitos tecnológicos

No primeiro dia de feira, extensionistas rurais apresentam circuitos tecnológicos

A maior feira agropecuária do Distrito Federal, AgroBrasília, abriu as portas para o público externo nesta terça-feira (21). Para marcar o início do evento, foi celebrada uma missa, que finalizou com um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas e desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul.

Minuto de silêncio em solidariedade às vítimas e desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul. foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O presidente e a diretora-executiva da Emater-DF, Cleison Duval e Loiselene Trindade, além de extensionistas rurais da empresa, prestigiaram a abertura.

Em seguida, o espaço da Emater-DF na feira recebeu agricultores familiares, alunos do IFB e público em geral. Cleison Duval apresentou os circuitos tecnológicos ao secretário de Projetos Especiais, Jorge Azevedo, e recebeu o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, no Galpão Institucional, onde acontece a comercialização da agricultura familiar, com produtores assistidos pela empresa.

Espaço da Emater-DF na AgroBrasília 2024. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

De acordo com o presidente da Emater-DF, o espaço da empresa foi estruturado para apresentar tecnologias agrícolas nas diversas cadeias produtivas visando o aumento da produção com redução de custos e mão de obra. Ele reforçou que um dos objetivos da empresa na feira também é estimular a agroindustrialização dos produtores rurais do DF.

“Montamos duas agroindústrias em tamanho real, uma de mandioca descascada congelada e uma de ovos – as duas maiores demandas que temos hoje”, anuncia. “Trouxemos todos os equipamentos para cá a fim de mostrar para o produtor que ele pode obter uma renda maior e agregar valor ao seu produto, montando essas pequenas indústrias”.

Espaço da Emater-DF na AgroBrasília 2024. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Nós próximos dias, a empresa também levará cerca de 4 mil produtores familiares para conhecer a Agrobrasília, oferecendo transporte e lanche gratuito. O intuito é apresentar o DF como um grande produtor de diversas espécies que podem ser desenvolvidas no Cerrado, como cacau, açaí, mirtilo, framboesa, amora, uva e diversas outras que já compõem até rotas de turismo do DF.

Na ocasião, os agricultores serão instruídos pelos técnicos da Emater e terão acesso a modernas tecnologias para otimizar as produções. Os circuitos da Emater, afirma o presidente da empresa, funcionam como uma espécie de vitrine tecnológica. “São tecnologias voltadas para a área social”, aponta. “Queremos mostrar como uma pequena tecnologia pode mudar a vida desse produtor”.

Eventos do dia

Durante a tarde, foi inaugurado o Pavilhão das Inovações Tecnológicas da AgroBrasília, um espaço voltado para a exposição de startups com interface para o agronegócio. De acordo com o presidente da AgroBrasília, José Guilherme Brenner, as pessoas que trabalham com agricultura sempre estão pensando na ideia de semear para colher no futuro e o objetivo do local é trazer esse conhecimento, mobilizá-lo e transformá-lo em algo prático, como aplicação de produtos, um defensivo, uma solução biológica e um equipamento.

“Hoje em dia a gente tem a agricultura de precisão, processamento de imagens, então, a gente tem um campo vastíssimo para aplicar tecnologia na agricultura e a gente vê que a agricultura é tão importante para isso. Brasília é a capital do país, então eu acho que nós temos aqui uma vocação muito clara de que a gente pode ser assim um lugar gerador de conhecimento para o Brasil inteiro e para o mundo inteiro”, destacou Brenner.

Finalizando a tarde, o presidente da Emater-DF participou da inauguração da Casa do Cooperativismo na AgroBrasília. O espaço servirá como suporte para os representantes das 107 cooperativas do Distrito Federal — quinze delas do setor agrícola — reunidas no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/DF).

“Esse é mais um espaço de apoio às cooperativas rurais do DF, onde reforçamos nossa parceria institucional para dar todo suporte ao produtor cooperado”, destacou Cleison.

A AgroBrasília segue até o dia 25 e acontece no Parque de Exposições Ivaldo Cenci, no PAD-DF. A Emater-DF recebe produtores rurais de todas as regiões do DF para apresentar os circuitos tecnológicos.