Governo do Distrito Federal
20/04/22 às 13h16 - Atualizado em 20/04/22 às 13h16

Emater-DF oferta curso de manejo de agrotóxicos para produtores de áreas rurais do PAD-DF

COMPARTILHAR

Agricultores participam da parte prática do curso de aplicador de agrotóxicos no PAD-DF

 

 

 

Mais de 20 produtores das áreas rurais do PAD-DF participam do terceiro módulo do curso de Manejo de Agrotóxicos. A formação acontece toda terça-feira, até o dia 03 de maio, e tem o objetivo de ensinar as técnicas corretas de uso de defensivos agrícolas. As aulas destacam principalmente a importância de uma aplicação eficaz e segura, com foco na saúde dos trabalhadores rurais e consumidores dos alimentos agrícolas, além de tratar da questão ambiental e do uso de controle biológico.

 

Iniciado no dia 5 de abril, o curso tem cinco módulos, que incluem assuntos como uso do equipamento de proteção individual (EPI), primeiros socorros, legislação relacionada à proteção do consumidor, rastreabilidade e ainda transporte e armazenamento de agrotóxicos, destinação de embalagens vazias, entre outros.

 

Para o agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Antônio Dantas, que ministra a capacitação, o manejo adequado das substâncias é essencial para a qualidade dos alimentos produzidos e tem se tornado ainda mais importante diante do contexto atual da economia. “O módulo do curso que mais motiva os agricultores é o que trata da tecnologia de aplicação do agrotóxico, porque eles percebem que não é algo tão fácil quanto parece e a gente aborda desde a correção do PH da calda até a definição da densidade das gotas, o que exige tipos diferentes de bicos para a aplicação do agrotóxico, entre outras questões que implicam diretamente na efetividade da aplicação do agrotóxico e, consequentemente, na receita do agricultor”, diz o agrônomo. Segundo ele, o uso inadequado do agrotóxico não elimina as pragas e ainda pode piorar a infestação em alguns casos.

 

Entre os temas discutidos durante o curso, Dantas destaca ainda o conteúdo exigido pela norma regulamentadora do Ministério do Trabalho. “Nosso curso é muito completo e muito elogiado, porque buscamos aumentar a eficácia no controle de pragas, com o uso da tecnologia adequada de aplicação, seguindo as orientações da Norma Regulamentadora n° 31”, explica o agrônomo.

 

“O formato desse curso da Emater trabalha a questão do agrotóxico em várias vertentes como da saúde do trabalhador, a vertente ambiental, a questão do consumidor e da tecnologia de aplicação em si, então é uma capacitação que vale a pena participar”, disse o agrônomo da Emater-DF Gilmar Batistela, que coordena a ação na área rural do PAD-DF.

 

Entre os temas, curso aborda questões de saúde do trabalhador e uso do EPI

 

Dentro desse cenário, a Emater-DF realiza também dias de saúde do trabalhador com a aplicação de exames toxicológicos, campanhas de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e, ainda, uma campanha para o uso econômico de fertilizantes, com o foco na redução de custos de produção.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br