Nesta terça-feira (14) a Emater-DF realiza minicursos gratuitos para quem quer iniciar ou aperfeiçoar a criação de peixes. A programação faz parte da Semana Nacional do Pescado e acontece na Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra), no Parque de Exposições Granja do Torto.
Com palestras e minicursos, Emater-DF participa da Expoabra 2021 a partir desta segunda (13)
Segundo o coordenador do Programa de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, as palestras vão contribuir para dar maior clareza para quem quer iniciar a atividade, abordando questões como investimento, ganhos com a piscicultura e requisitos mínimos para alcançar o que se pretende. “Também serão apresentados detalhes para a regularização inicial da atividade, como licenciamento ambiental, outorga para uso da água, requisitos mínimos para a criação, além de tecnologias e formas de produção”, diz.
Serão dois cursos na parte da manhã e dois no período da tarde. Para participar é necessário inscrever-se previamente no site da Expoabra 2021. Esta inscrição servirá de passaporte para as atividades presenciais e as palestras transmitidas pela internet. Também tem a opção de fazer a inscrição presencial, na hora, mas limitada à capacidade de lotação do espaço. Todas as atividades são gratuitas.
Confira a programação:
9h – Como iniciar uma criação de peixes no Distrito Federal
10h30 – Criação de peixes em tanques de ferrocimento
14h – Sistemas intensivos de produção de peixes e camarões com recirculação de água (RAS) e bioflocos (BFT)
15h30 – Aquaponia e produção integrada de peixes e vegetais
Peixe no DF
De acordo com Borges, existem no DF 574 piscicultores, com uma produção de 1.800 toneladas anuais. As cidades do Entorno produzem outras 8 mil toneladas. Entretanto, 85% do que é consumido em Brasília vem de outros estados e até de outros países.
Em 2020, o Valor Bruto da Produção de peixe gerou mais de R$ 14 milhões aos produtores, o que mostra uma recuperação do setor que foi afetada pela crise hídrica no DF.
A Expoabra
Ainda devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano, que tem como tema “Conexão, transformação e inovação”, será mista (com atividades presenciais e virtuais) devido à pandemia de Covid-19. Palestras técnicas, feiras de flores e de produtos orgânicos e convencionais e provas de cavalos integram a programação.
Demais programações do dia 14 de setembro:
9h – Palestra: Cenário e perspectivas da avicultura de postura do DF
Local: palco principal
9h – Palestra: Implantação de queijarias: Infraestrutura, legislações e selo arte
Local: estúdio (on-line)
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br