Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/24 às 12h16 - Atualizado em 5/05/24 às 12h24

Emater-DF leva qualidade de vida para a área rural com o projeto Nutrição no Campo

COMPARTILHAR

Mulheres de Tabatinga reccebem o atendimento individualizado

 

Com foco em levar qualidade de vida para a área rural, por meio do desenvolvimento social e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Emater-DF iniciou o projeto Nutrição no Campo. Nesta sexta-feira (3), a comunidade do núcleo rural Tabatinga, em Planaltina, recebeu o segundo encontro do projeto.

 

“No primeiro encontro do projeto, a gente faz uma palestra para sensibiliza o grupo e conhecer um pouquinho das demandas em geral. O segundo encontro é o atendimento individual, em que a gente faz uma avaliação nutricional. Nos demais encontros, a gente entrega a dieta e faz o acompanhamento, levando também palestras educativas e motivacionais”, explica a nutricionista da Emater-DF Danielle Amaral.

 

Palestra com mulheres da TaquaraO primeiro grupo que participou do acompanhamento nutricional, em um projeto piloto, foi o núcleo rural Taquara, também em Planaltina. Em sua primeira edição, o grupo realizou o acompanhamento nutricional e teve resultados positivos. “No ano de 2023 obtivemos ótimos resultados e isso motivou outras mulheres a participarem”, disse a extensionista rural Cátia Freitas, que acompanha o grupo no escritório local da Taquara. Por lá, atualmente o projeto recebeu a chegada de novas participantes e está em sua segunda edição.

 

“Nosso objetivo principal nesse projeto é promover a educação nutricional incentivando o consumo dos alimentos produzidos na propriedade e mostrando que não vale a pena trocarem esses alimentos naturais por produtos industrializados, que estão cada vez mais presentes na área rural”, afirma a nutricionista da Emater-DF. “A mudança na qualidade da alimentação com certeza promove uma mudança também na qualidade de vida das pessoas”, completa.

 

Projeto Nutrição no Campo

Promovido pela gerência de Desenvolvimento Social da Emater-DF, o projeto Nutrição no Campo realiza, no total, seis encontros com grupos de até 15 pessoas formado por agricultores que tenham demandas em relação a saúde física e emocional. Os encontros incluem uma palestra de sensibilização e a avaliação individual, onde é feita a ficha de anamnese – que é uma entrevista realizada pelo profissional de nutrição para identificar as questões a serem melhorada a partir da dieta e de outras ações complementares.

 

Geralmente no terceiro encontro os participantes recebem uma dieta individualizada, de acordo com suas necessidades nutricionais, avaliadas em um atendimento individual.

 

Além da Taquara e de Tabatinga, a comunidade rural do PAD-DF também entrou no projeto. Na última sexta-feira (26), a Emater-DF levou as dietas personalizadas para os participantes do PAD-DF, durante o terceiro encontro na região. “Importante destacar o apoio das estagiárias de nutrição que têm auxiliado a fazer os atendimentos e os acompanhamentos desses grupos. Sem esse apoio não seria possível atender a todos os grupos interessados”, destacou Danielle.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br