Representada pelos extensionistas Zaida Regina, coordenadora de Turismo Rural, e Felipe Camargo, coordenador de Fruticultura, a Emater-DF é uma das 22 entidades participantes do Grupo de Trabalho (GT) do Enoturismo, que é coordenado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e pela Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/Mapa).
Emater, Embrapa e produtores discutem cultivo de uva e produção de vinho no DF
Interessados no cultivo de uva, produtores de Brazlândia participam de reunião técnica
A primeira atividade do grupo, que tem como meta inserir a Vinícola Brasília na rota do enoturismo nacional e internacional, foi a visita aos empreendimentos vitivinicultores que integram a vinícola, localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).
O pontapé inicial no DF foi dado por um grupo de dez produtores do PAD-DF, que participam do projeto para produção de vinho no Planalto Central.
A empresa integra o subgrupo de trabalho intitulado ¨Núcleo de Qualificação”, que tem como meta realizar o processo contínuo de qualificação multidisciplinar e transversal, que se dá por meio de formação profissional (cursos, pesquisas, eventos e observatórios) e pela comprovação de conhecimentos e habilidades adquiridas (certificação).
“É um grande projeto e a Emater estar presente é de suma importância. Por enquanto, são dez produtores rurais envolvidos no projeto ( os mesmos da vinícola no PAD-DF) e tem possibilidade de se estender e incorporar outros produtores da região e trazer geração de trabalho e renda para toda a comunidade do PAD-DF”, destacou Zaida.
As entidades participantes do subgrupo que a Emater faz parte são a Secretaria de Ciência e Inovação do DF, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Instituto Federal de Brasília, Embrapa Cerrados, Embrapa Uva e Vinhos, Seagri, Ministério do Turismo, Administração Regional do Paranoá, Sebrae, Senar, Fape-DF e Administração de Planaltina.
Atualmente, o DF tem mais de 40 produtores e área de 50 hectares de produção distribuídos em diversas regiões, como Lago Oeste, Sobradinho, Planaltina, PAD-DF e Riacho Fundo. A maior parte da produção é destinada a uvas de mesa.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br