Extensionista da Emater-DF, Sônia Lemos, entrega insumos na unidade de Santa Maria
Com o objetivo de profissionalizar e aperfeiçoar as atividades de jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas na Unidade de Internação de Santa Maria, a Emater-DF entregou insumos para ampliação e revitalização da horta já existente no local.
A entrega do kit composto por adubos, calcário dolomítico, Yorin, escarificador, enxada, pá de bico, regadores, luvas de couro e sementes de hortaliças faz parte do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, criado em 2009, e resultado do convênio nº 06/2018 firmado entre a Emater-DF e o Ministério da Cidadania. A entrega foi realizada na primeira quinzena de julho.
Atualmente, no Distrito Federal, o programa atende 14 instituições socioeducativas, divididas entre unidade de internação provisória, unidades de internação, unidades de semiliberdade e gerência de atendimento meio aberto. Segundo o gerente de Agricultura Urbana da Emater-DF, Rogério Vianna, a parceria entre as corporações prevê, além da entrega de insumos e equipamentos, a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e cursos de capacitação em apoio à agricultura urbana.
“O projeto de hortas agroecológicas urbanas nas instituições socioeducativas visa, principalmente, levar conhecimento sobre o cultivo de frutas e hortaliças aos jovens atendidos. Assim, há a difusão do que possuímos sobre produção, uso, melhores insumos e equipamentos necessários para a instalação das hortas urbanas. Destaco ainda o aspecto da segurança alimentar”, afirmou Vianna.
O diretor da Unidade de Internação de Santa Maria, Lucian da Rocha Silva Junior, avalia que a implementação de uma horta em unidade de internação funciona tanto como meio ocupacional como também profissionalizante. “Nós vamos oferecer aos jovens aqui internados essa oportunidade para que eles possam ter uma vivência e, quem sabe, uma reinserção social quando concluírem a medida socioeducativa e poderem trabalhar na área ou até mesmo fazer um cultivo na sua residência com os seus familiares”, declarou.
Nessa instituição, 50 jovens do sexo masculino, entre 18 e 21 anos, estão cumprindo medidas socioeducativas. A revitalização e ampliação da horta existente foi solicitada pelo diretor. As ações desenvolvidas na unidade contemplam o plano de atendimento socioeducativo, a construção de uma jornada pedagógica pautada no atendimento integral ao adolescente, desde a sua inserção escolar até às atividades profissionalizantes, culturais e de lazer.
A extensionista rural da Emater-DF Sônia Alves Lemos fez a entrega dos insumos e acredita que esse trabalho é uma oportunidade para que eles possam desenvolver novas habilidades, além de cuidar de aspectos emocionais e psicológicos. “Durante uma entrega de insumos na Unidade de Internação de São Sebastião, o diretor nos contou que os socioeducandos que trabalhavam na horta haviam parado de se mutilar”, relatou. A entrega foi realizada na última semana. No entanto, toda semana a equipe de Agricultura Urbana da Emater presta auxílio em hortas pela cidade.
O Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF atende unidades prisionais e socioassistenciais, postos de saúde, escolas, creches e entidades filantrópicas. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhar ofício por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do GDF, se for instituição pública, ou por meio de carta para os outros casos. O interessado será atendido por ordem de serviço.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br