Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/23 às 9h40 - Atualizado em 30/06/23 às 16h32

Emater-DF ensina produtores rurais do PAA a usarem o Nota Fiscal Fácil

COMPARTILHAR

Capacitação visa facilitar a emissão do documento fiscal e fazer a inclusão digital de 400 agricultores do DF

 

Treinamento do Programa Nota Fiscal Fácil no escritório local da Emater-DF no Rio Preto. Foto: Divulgação/Emater-DF

 

A Emater-DF, por meio da Gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor), está capacitando produtores rurais do DF que fazem entregas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na utilização do Programa Nota Fiscal Fácil (NFF). O treinamento ensina como baixar o aplicativo, disponível para as plataformas Android e IOS, se cadastrar no sistema e todo o funcionamento necessário para emissão do documento fiscal direto do celular.

 

O aplicativo de celular é usado para emissão de notas fiscais eletrônicas no momento da entrega dos produtos. Ao todo, já participaram da capacitação feita por extensionistas da Emater-DF cerca de 130 agricultores que comercializam frutas, legumes e verduras nas regiões de Planaltina, Vargem Bonita, Tabatinga, Brazlândia, Jardim, Rio Preto, e de outras regiões do DF. O objetivo é alcançar 400 produtores até o final do ano.

 

Treinamento do Programa Nota Fiscal Fácil no escritório local da Emater-DF em Planaltina. Foto: Divulgação/Emater-DF

Segundo o gerente de Comercialização da empresa, Blaiton Carvalho, “a qualificação dos produtores do PAA para aprenderem a manusear o aplicativo Nota Fácil também promove a inclusão deles no processo digital”.  Esse trabalho da Emater-DF visa incluir os produtores rurais nas políticas públicas do GDF e do Governo Federal, como as compras governamentais, mostrando e ensinando a manusear a ferramenta que é intuitiva.

 

“Além de capacitar o produtor na utilização do aplicativo de celular, acompanhamos a entrega para auxiliá-lo no preenchimento da nota fiscal. Além disso, prestamos a assistência técnica continuada para a produção rural, a inscrição no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], a emissão da DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf] e do CAF [Cadastro Nacional da Agricultura Familiar], damos orientações quanto à qualidade do produto, apoiamos, a formalização fiscal, uma vez que a entrega acontece mediante a emissão de uma nota fiscal e levantamos a demanda de produtos das entidades socioassistenciais e das escolas e enviamos aos escritórios locais, que selecionam os produtores com o perfil para atendê-la”, ressalta Blaiton Carvalho.

 

Para a Secretaria de Fazenda, a capacitação que a Emater está promovendo é de extrema importância para facilitar a inclusão digital do produtor rural. O objetivo do aplicativo é facilitar o dia a dia do produtor, para isso ele precisa conhecer o aplicativo, suas funcionalidades e comodidades. A Emater não está promovendo somente a capacitação, mas uma parceria com a Secretaria de Fazenda do DF para a difusão do uso do aplicativo.

 

Vantagens

O sistema foi desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul para tornar o processo de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFE) o mais simples possível para o contribuinte. Aqui, no DF, o aplicativo é uma iniciativa das secretarias de Fazenda, de Agricultura e da Emater-DF.

 

A novidade vai beneficia de imediato 960 produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos. Para fazer uso do app, basta o agricultor ter inscrição estadual e login no portal https://www.gov.br/pt-br.

 

Dentre as vantagens de se usar o aplicativo disponível, podemos destacar a possibilidade de emissão da nota fiscal direto para os clientes sem intermediários, comodidade de usar o aplicativo de celular direto da propriedade e possibilidade de completar todo o processo informando apenas os dados básico de venda.

 

A Gecor elaborou uma cartilha que ensina de forma clara e objetiva como baixar, se cadastrar e usar o NFF. Baixe o material aqui!

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br