Participantes do Concurso de Avicultor Destaque e equipe da Emaer-DF
Com o objetivo de incentivar boas práticas na avicultura e apresentar uma devolutiva técnica aos produtores participantes, a Emater-DF, por meio do seu escritório local em São Sebastião, realizou nesta quinta-feira (28) o Concurso de Avicultores Destaque 2025. A atividade integrou a programação da 4ª Pegada Agroecológica e marcou as comemorações pelo Dia do Avicultor, celebrado em 28 de agosto.
A iniciativa é resultado de um trabalho iniciado em 2022, a partir da demanda de seis produtores do Assentamento 1º de Julho. Desde então, a empresa vem promovendo capacitações e oficinas práticas voltadas à avicultura de postura, com foco no desenvolvimento técnico da atividade.
“Quisemos não apenas oferecer cursos teóricos, mas propor uma formação técnica completa, com oficinas e atividades práticas necessárias para o desenvolvimento da produção. Desde a construção das instalações até o manejo sanitário, nutricional, bem-estar animal e controle financeiro”, explica a zootecnista Bruna Beleosoff.
O trabalho contínuo da assistência técnica e a boa resposta dos produtores quanto à viabilidade econômica da atividade impulsionaram o interesse de outras comunidades. Hoje, a Emater-DF atende 33 avicultores na região.
“O concurso teve como foco principal valorizar e reconhecer o esforço dos produtores, promover a adoção de boas práticas e oferecer uma devolutiva técnica para que possam aprimorar ainda mais suas propriedades”, destaca o médico-veterinário Paulo Fernando Gaudio.
Para a avaliação dos concorrentes, três técnicos da Emater-DF, de outras unidades, realizaram visitas técnicas e analisaram 63 critérios relacionados às estruturas e instalações, manejo sanitário e nutricional, controle zootécnico e financeiro. Os três primeiros colocados receberam premiação com sacos de ração de postura e vouchers de compras em lojas da região.
Durante o evento, também foi lançada a Caderneta de Campo: Avicultura de Postura, desenvolvida para auxiliar produtores e extensionistas rurais no acompanhamento das etapas produtivas e econômicas da avicultura de postura semi-intensiva “tipo caipira”.
O material, que reúne orientações de manejo, índices zootécnicos, práticas sanitárias e controle financeiro, já está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da Emater-DF.
Para o responsável pelo programa de avicultura da empresa, João Gabriel Palermo, a produção ainda é modesta, mas o avanço no número de produtores demonstra o potencial da atividade. “O crescimento foi rápido e consistente, graças ao apoio técnico da Emater-DF e ao empenho dos produtores em adotar práticas mais eficientes e sustentáveis.”
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br