Na solenidade que celebrou os 50 anos da Embrapa Cerrados, nesta quinta-feira (3), a Emater-DF foi homenageada pelo papel estratégico que desempenha na transferência de tecnologias e na articulação com a pesquisa agropecuária, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor rural no Distrito Federal. A homenagem foi entregue ao coordenador de operações da Emater-DF, Fabiano Carvalho, representando a empresa na ocasião.
A iniciativa da homenagem partiu da própria Embrapa, como forma de reconhecimento à parceria sólida e duradoura entre as instituições, construída ao longo dos 47 anos de existência da Emater-DF. Em seu discurso, o chefe adjunto da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, destacou a excelência do trabalho da empresa pública de assistência técnica na transformação de soluções tecnológicas em inovações no campo.
“Não existe inovação sem transferência de tecnologia e extensão rural. E a Emater faz isso com excelência aqui no DF. Essa homenagem representa nossa gratidão por um trabalho de qualidade, que beneficia diretamente os produtores e promove o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou Faleiro.
Representando o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o coordenador de operações Fabiano Carvalho ressaltou a importância da pesquisa agropecuária para o avanço das inovações no campo, especialmente em uma região como o Cerrado, que antes era considerada inapropriada para a agricultura e hoje se destaca pela produtividade.
“Parabenizamos a Embrapa pelos seus 50 anos e agradecemos a parceria contínua. Nossa articulação tem rendido frutos concretos para o DF. A extensão rural só se fortalece com a ciência ao seu lado”, destacou Fabiano.
A homenagem foi entregue ao presidente da Emater-DF, que falou sobre a importância da Embrapa Cerrados na agricultura do país. “A história da agricultura no bioma Cerrado não pode ser contada sem reconhecer o papel fundamental da Embrapa Cerrados. Ao longo desses 50 anos, a unidade foi protagonista no desenvolvimento de tecnologias que transformaram o Cerrado em uma das regiões mais produtivas do país. A pesquisa agropecuária aqui desenvolvida, aliada à extensão rural e ao empenho incansável dos produtores, moldou um novo cenário para o campo brasileiro — mais produtivo, sustentável e tecnificado. A Emater-DF se orgulha de caminhar ao lado da Embrapa Cerrados nessa missão de levar conhecimento e inovação para quem produz. Essa parceria fortalece o desenvolvimento rural e garante avanços que impactam diretamente a vida de milhares de famílias no Distrito Federal e no Brasil.”
Coordenador de Operações entrega homenagem ao presidente da Emater-DF
Parceria que gera resultados no campo
Ao longo dos anos, a colaboração entre Emater-DF e Embrapa Cerrados gerou diversos projetos relevantes, que uniram a validação de tecnologias, o acompanhamento técnico e a capacitação de produtores e técnicos. Entre as ações mais recentes dessa parceria, estão:
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
A atuação conjunta da Emater-DF e da Embrapa Cerrados é um exemplo de como a articulação entre pesquisa e extensão rural pode gerar impacto positivo direto no campo. Enquanto a Embrapa desenvolve tecnologias adaptadas às realidades locais, a Emater-DF é responsável por levar esse conhecimento até a ponta, promovendo a adoção de práticas mais sustentáveis, produtivas e inovadoras pelos produtores rurais.
*Sob supervisão e edição da jornalista Carolina Mazzaro.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br