Visita da CAMPO aconteceu nesta quinta-feira (2)
Com objetivo de discutir inovações e avançar no acordo de cooperação entre os órgãos, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e a diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade, receberam nesta quinta-feira (2) o presidente da Companhia de Produção Agrícola (CAMPO), Emiliano Botelho, que esteve acompanhado do diretor técnico Cézar Rizzi, do diretor financeiro Cláudio Matos e do assessor Flávio Avila.
Durante o encontro, o grupo discutiu projetos de atuação da CAMPO no Distrito Federal, a perspectiva de parceria nos trabalhos e também os projetos e atividades que estão em andamento voltados para capacitação de técnicos e de produtores. Emiliano afirmou que o objetivo da visita também foi parabenizar a nova gestão da Emater-DF.
“A gente tem certeza que o Cleison vai marcar sua passagem pela presidência da Emater. Vamos aproveitar para reviver os projetos que iniciamos há dois anos e que precisamos colocar em prática, como a implantação do Centro de Formação e Tecnologia em Agricultura Tropical”, destacou ele, que também falou da implantação do Laboratório de Biotecnologia da CAMPO no DF.
Cleison Duval falou sobre as perspectivas de atuação e apontou caminhos para a construção de um plano de trabalho conjunto, com a inclusão da Emater-DF em várias atividades que serão desenvolvidas pela CAMPO. “O Distrito Federal está precisando deste aporte de desenvolvimento e nós queremos transformar, dar continuidade nesse trabalho e seguir avançando pela agricultura local. Nossa expectativa é promover e fortalecer ainda mais as nossas tecnologias e poder passar para o resto do país e do mundo possibilidades de inovação e desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.
Presidente da Emater mostrou projetos que estão sendo implantados para capacitação de produtores
Em 2021, a Emater-DF, a Campo e a Embrapa assinaram acordo de cooperação para viabilizar a criação de um Centro de Inovação e Formação em Agricultura Tropical. O acordo visava promover e desenvolver iniciativas em inovação tecnológica, na formação de técnicos e de empreendedores em agricultura tropical.
A ideia é a de que o Centro de Inovação atue em quatro áreas: empreendedorismo em agricultura tropical; inteligência estratégica e segurança alimentar; formação de empreendedores rurais; e desenvolvimento e inovação.
Emiliano afirmou que pretende colocar a Emater-DF em programas de cooperação da África e que a próxima visita à empresa será acompanhado do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli para coroar a cooperação e os laços entre a Emater e a CAMPO. Paolinelli foi ministro da Agricultura do Brasil nos anos de 1974 e 1979, fundador da CAMPO e também foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021. A CAMPO foi fundada em 1978 com o objetivo de desenvolver o potencial agrícola da região do cerrado brasileiro e já coordenou o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Proceder), um dos maiores programas de desenvolvimento agrícola do Brasil.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br