Programas e trabalhos de assistência técnica e extensão rural pública, com foco no modelo de assistência dada aos produtores rurais para as compras governamentais da agricultura familiar, foram temas da reunião entre o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Daniel Balaban, e o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
O diretor do Centro de Excelência falou sobre a importância da assistência técnica e extensão rural pública no desenvolvimento dos produtores, destacou o trabalho realizado pela Emater-DF e explicou que a WFP tem trabalhado para levar o modelo de compra do pequeno agricultor para outros países. “No mundo inteiro, hoje, a palavra de ordem é compra local. Compra local da agricultura, de pequenos agricultores”, disse ele.
O Centro de Excelência tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento de políticas públicas de combate à fome e à desigualdade e no compartilhamento dessas experiências exitosas por meio da cooperação internacional. “O que a gente quer é aprofundar nossa parceria com a Emater-DF e conseguir fazer com que toda essa expertise que vocês já têm há alguns anos seja compartilhada com outros países”, afirmou o Daniel Balaban.
O presidente da Emater-DF explicou sobre o processo de compras, os órgãos envolvidos, e a atuação da empresa junto aos produtores, que envolve desde o planejamento do cultivo até a comercialização. O técnico especializado em Tecnologia da Informação da Emater-DF, Emerson Ferreira do Nascimento, e os extensionistas Bruna Heckler e José Nilton, da gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor), também participaram do encontro, que foi realizado nesta terça-feira (25 de abril).
O WFP é o maior comprador de alimentos do mundo, com US$ 1.6 bilhões em compras em 2018, incluindo parte crescente a cada ano de produtos da agricultura familiar, e trabalha para estimular os governos a terem uma estrutura para identificar e conhecer os agricultores. “É necessário conhecer os agricultores, para que sejam objetos de políticas públicas que garantam que os preços praticados sejam justos”, apontou Eliene Sousa, Coordenadora de Projetos no Centro de Excelência do WFP. De acordo com ela, nesse sentido, a Emater-DF tem muito a colaborar.
Com informações da WFP.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br