A cerimônia de Adesão ao Acordo de Reciprocidade Multilateral da Aliança Cerrado instituiu, na manhã desta quarta-feira, 7, o Fórum Aliança Cerrado. O Acordo, que reúne 27 instituições do governo, da sociedade civil e de empresas para articular ações de recuperação do cerrado do Distrito Federal prevê, entre outras ações, a construção e implementação de mecanismos financeiros que dêem suporte às ações de proteção e recuperação dos ecossistemas que compõem o Cerrado e a construção de uma base florestal para manejo sustentável no futuro.
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório do Centro de Excelência do Cerrado, Jardim Botânico e contou com a participação dos secretários da Agricultura, José Guilherme Leal e do Meio Ambiente André Lima, o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, entre outras autoridades.
Para José Guilherme Leal, dois pontos se destacam no planejamento do projeto: “Um é a capacidade da Granja do Ipê, um equipamento público da gestão da Secretaria da Agricultura, que tem feito um trabalho muito bom para o Produtor de Águas, e que vai ser um equipamento importante para este projeto. Temos lá a produção de mudas de essências nativas e todo o trabalho de apoio aos produtores com orientação da Emater para ajudar nesse trabalho de recuperação. O outro ponto é o Plano de Manejo de Água e Solo, que foi elaborado por um conjunto de parceiros e a já começa a entrar na fase de execução na Bacia do Descoberto e que queremos ressaltar aqui”.
Afirmando que não é todo dia que tantas organizações se reúnem, convergindo ações e somando esforços para fazer um trabalho de estrema importância para a sociedade, o presidente da Emater-DF colocou a Empresa à disposição do Projeto. “A Emater agrega, junto com a Seagri e todo o Sistema de Agricultura, para somar ao conjunto das outras entidades, aquilo que sabemos fazer melhor, que é dialogar permanentemente com os agricultores, produtores, buscando sempre sistemas de produção sustentáveis”.
E ressaltou: “queremos também agregar, nesse caso específico, o quarto pilar clássico da sustentabilidade que é a comunicação e que aqui chamamos de diálogo. Dialogar com os produtores, com aqueles que estão ocupando as áreas do Distrito Federal, de modo que eles se apropriem de conhecimento e desenvolvam uma consciência da necessidade de preservar e ao mesmo tempo produzir. Esse é um papel bem estratégico da Emater-DF. Assim, somamos à assinatura desse acordo com todas as nossas equipes e em todas as áreas nas quais atuamos aqui no Distrito Federal”, finalizou Argileu.
Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br