Centrer da empresa oferece curso de preparação de alimentos à base de farinha de mandioca
Ao contrário do trigo, a mandioca não contém glúten — uma proteína rejeitada pelo organismo de pessoas que têm a doença celíaca. Praticamente todos os alimentos feitos com base em massa — pães, biscoitos, bolo, macarrão e pizza — têm glúten. Para contornar esse problema, o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF produziu receitas com farinha de mandioca, que serão apresentadas durante um curso na próxima quarta-feira (28).
De acordo com a gerente do Centrer, Sandra Cristina de Sousa, agricultores do núcleo rural Pipiripau (região administrativa de Planaltina) estão produzindo uma farinha feita de raspa de mandioca. “A partir disso, desenvolvemos algumas receitas igualmente saborosas, com alto valor nutricional e sem glúten, o que atende à parcela da população que não pode consumir essa proteína”, explica Sandra.
O curso será oferecido nas instalações do Centrer no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Planaltina, para produtores rurais e empreendedores que possuem ou desejam possuir agroindústrias. A turma já está fechada, mas o Centrer avalia se abrirá outras turmas posteriormente. “Dependendo da demanda, poderemos oferecer a oficina também para o público urbano a partir de 2017”, afirma Sandra.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br