22/05/24 às 7h25 - Atualizado em 22/05/24 às 7h25

Emater-DF apresenta como produzir frutas rentáveis em pequenas áreas na AgroBrasília

Visitantes podem conferir o cultivo de mirtilo em telado na AgroBrasília

Para incentivar a diversificação e implantação de novas culturas na produção de frutas no DF e Entorno, a Emater-DF tem um espaço destinado à fruticultura na AgroBrasília 2024. Os visitantes podem conferir tecnologias de produção e manejo de açaí consorciado com banana, pitaya, mirtilo sobre telado e semi-hidropônico, frutas vermelhas (framboesa e amora), maracujá em estufa e limão siciliano.

Segundo o responsável pelo programa de fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, o foco é mostrar as tecnologias de produção e as variedades dessas frutas mais adaptadas para o Cerrado. “São frutas que mesmo cultivadas em pequenas propriedades, trazem uma alta rentabilidade, por terem um mercado ainda crescente e diferenciado. O açaí, o mirtilo e as outras frutas vermelhas, por exemplo, são as que temos trabalhado no âmbito da Rota da Fruticultura, que é programa do Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversos órgãos e entidades que visa estabelecer estratégias para implantar, fomentar e incentivar novos agricultores na produção dessas frutas no DF e Entorno”, explica Felipe.

Cultivo consorciado de banana com açaí

No espaço, haverá técnicos de plantão para explicar as tecnologias de produção, mostrar os espaçamentos de plantio, como conduzir, como manejar a poda, irrigação e colheita das frutas apresentadas.

O espaço da Emater-DF na AgroBrasília conta com cerca de 3 hectares demonstrando diversas tecnologias acessíveis e de baixo custo para diversas cadeias produtivas, além de espaço de comercialização de artesanato e produtos agroindustriais.

AgroBrasília

A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agronegócio do Planalto Central. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias e tem um cenário de referência em debates, palestras e cursos sobre diversos temas relacionados setor produtivo.Em 2023, a feira recebeu 175 mil visitantes e movimentou R$ 4,8 bilhões em negócios fechados. A entrada é franca.

Serviço:

Espaço da Emater-DF na AgroBrasília 2024