Governo do Distrito Federal
5/05/23 às 17h23 - Atualizado em 6/05/23 às 10h28

Emater-DF apoia produção cultural no Assentamento Pequeno William

COMPARTILHAR

 

A Emater-DF ofereceu uma oficina sobre gerenciamento de acervo de bibliotecas a agricultores do Assentamento Pequeno William (região administrativa de Planaltina). Uma das chácaras da comunidade, a “Panteras Negras”, criou um ponto de divulgação cultural com uma biblioteca, onde ocorrem vários eventos voltados para os assentados.

 

Segundo a bibliotecária da Emater-DF, Kelly Eustáquio, a assistência oferecida pela empresa aos agricultores não se limita aos aspectos técnicos da produção. “Soubemos do interesse dos assentados em qualificar a biblioteca e resolvemos oferecer essa oficina, com duração de um dia”, explicou a técnica da empresa.

 

Durante a atividade, foram abordados o conceito de biblioteca comunitária, princípios da catalogação e indexação de títulos, fichas catalográficas e o uso de software para processamento do acervo. “Uma biblioteca não é apenas uma sala onde se guardam livros para consulta. Ela pode e deve ser um espaço cultural, com divulgação de artes e conhecimento”, completa Kelly Eustáquio.

 

 

A assentada Adriana Fernandes Souza, da chácara Panteras Negras, relata que decidiu fazer da propriedade um espaço cultural. “A produção do conhecimento é uma produção camponesa”, observa. Com o difícil acesso das populações rurais e periféricas à cultura, a biblioteca se torna um ponto de importante referência para a comunidade. “Já fizemos várias oficinas aqui”, acrescenta.

 

O espaço foi batizado com o nome da escritora Carolina Maria de Jesus. “Queremos reforçar a luta das mulheres negras e a luta contra o preconceito, ainda tão presente na nossa sociedade, inclusive nas nossas comunidades rurais”, avalia Adriana Gomes. Já o assentado Sandro Álvares lembra que o espaço obteve recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do GDF para a realização de vários eventos, como oficinas de contação de histórias, saraus, jogos e brincadeiras. “Fomos reconhecidos oficialmente pelo GDF como um ponto de cultura”, completa.

 

Com produção de alimentos — principalmente hortaliças — totalmente agroecológica, sem uso de insumos químicos, o Assentamento Pequeno William foi instalado em 2010 e conta com 22 famílias. A produção é comercializada na Ceasa-DF e em feiras do Distrito Federal. O nome da é uma homenagem a uma criança de dois anos que morreu em consequência de contaminação por agrotóxicos.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br