Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/16 às 11h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater capacita alunos da Fábrica Social para cultivo hidropônico

COMPARTILHAR

 

Ação faz parte do programa Fábrica Social, que beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal

 

A Emater-DF firmou parceria com a Fábrica Social, programa da Sedestmith. Na programação de cursos oferecidos pela Fábrica, a Empresa dará aulas de Produção e cultivo de alimentos saudáveis. A aula inaugural foi na manhã desta sexta-feira, 11, com a presença dos 56 alunos inscritos. O presidente da Emater-DF, Argileu Martins; o diretor-executivo, Rodrigo Marques; o sub-secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Hercílio da Costa Matos; o sub-secretário de Integração de Ações Sociais e diretor da Fábrica Social, Célio Silva, entre outras autoridades prestigiaram o evento. Os participantes são pessoas inscritas no Cadastro único para programas sociais, escolhidas por processo seletivo da Fábrica Social.

 

“Perguntaram-nos se a Emater ia fazer doação de sementes. Respondi que a Emater não dá o peixe, ensina a pescar. O que queremos, com esta parceria, é capacitar vocês para que possam atuar profissionalmente e levar esses conhecimentos para suas vidas”, afirmou Rodrigo Marques, ao dar início à aula inaugural.

 

Agradecendo à parceria da Fábrica com a Emater, Célio Silva lembrou os desafios que são a capacitação de 1450 pessoas – número de alunos do programa, distribuídos em vários cursos -, e o enriquecimento que significa um curso da área da agricultura.

 

Argileu Martins chamou a todos para uma reflexão e falou das possibilidades de os alunos se tornarem donos de seu próprio negócio ao término do curso. “Quando eu estava fazendo meu curso técnico os colegas diziam que o mais difícil era o sétimo ano, que é quando a gente se forma. Aí vem a pergunta: o que fazer? Pois a Emater está aqui para dizer para vocês que depois de capacitados neste curso, há oportunidades que o Governo oferece, para quem quiser tocar seu próprio negócio, duas linhas de financiamento que pode ajudar vocês: uma é o PRONAF Jovem (para quem tem de 16 a 29 anos), com juros de 2,5% ao ano. Além disso, temos o Prospera, que empresta recursos com juros de até 5% ao ano. Tudo para que vocês possam viabilizar seu negócio. O curso de Hidroponia, que vocês vão fazer aqui, é um curso de produção de alimento. E alimento é uma coisa que todos nós precisamos todos os dias”.

 

O Curso – com um total de 378 horas de aulas, o curso inclui conhecimentos básicos e específicos para produção hidropônica e semi hidropônica. Os alunos aprenderão desde a preparar estruturas metálicas para construção de estufas e bancadas, com a Secretaria de Agricultura, e com a Emater-DF toda a parte de manejo de agrotóxicos, equipamentos utilizados, manejo e fases do cultivo, manejo de pragas, colheita, desinfecção de bancadas, produção de mudas e comercialização.

 

Segundo o coordenador do programa de olericultura da Emater-DF, Antônio Dantas, “os cultivos hidropônico e o semi hidropônico têm crescido no DF e necessitam de mão de obra especializada e capacitada. Um trabalhador que possui conhecimento nessa área pode receber um salário médio de R$ 1.200,00”.

 

 

IMG 0200

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br